A empresa Oficina de Informática, de propriedade de Marcos Azambuja Ferreira, iniciou as atividades em 2 de maio de 1995, porque a família Ferreira buscava novos horizontes em nível de trabalho.
A aposentadoria voluntária de César Augusto Ferreira, que saiu do Banco do Brasil após quase 24 anos de serviço, através do “Plano de Demissão Voluntária”, e o interesse de um dos filhos, Fabrício Azambuja Ferreira, pela informática, levou a família a investir nessa área, criando a Oficina de Informática. “Então, a semente que começou com meu irmão (Fabrício), dando aula no quarto dos fundos da nossa casa, cresceu e, abençoada por Deus, serviu muito mais do que um meio de aumentar a renda familiar, mas uma oportunidade de trabalho para toda a família”, destaca.
Nos primeiros anos, como uma empresa familiar, trabalhavam o pai, César, a mãe, Iara, e os filhos, Fabrício, Roberto e Marcos e, mais tarde, ingressou o caçula, o César Augusto Ferreira Filho. A oficina de Informática oferecia serviços como cursos de informática para adultos e crianças, gráfica expressa, loja de suprimentos, cortes em vinil e criação de home pages, digitação de trabalhos pelas normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), encadernação de trabalhos em espiral, plastificação a calor de documentos, manutenção de redes, computadores e impressoras, instalação de redes e assistência técnica.
A empresa cresceu e o espaço em casa não foi mais suficiente. Então mudaram, em 1997, para a rua Pedro Michel onde permaneceu por quase 20 anos. Em 2016, a sede foi para a General Osório e, atualmente, são disponibilizadas assistência técnica e consultoria na área de Informática, além da venda de componentes para computadores. “Acredito que é uma trajetória com êxito e crescimento constante, onde uma das conquistas foi a aquisição do prédio, alcançada com a parceria de Adriana Junqueira Lautert, minha esposa, falecida em 20 de setembro em 2018”, lembra.
Para realizar o trabalho, são dois funcionários, mais o proprietário, Marcos, que atendem cerca de 2000 clientes, conforme cadastro, nas cidades de Taquari, Tabaí, Triunfo e Porto Alegre.
A trajetória de mais de duas décadas da Oficina de Informática serviu de base para a criação de outras duas empresas, que estão no comando dos irmãos, a TKNET – Provedor de Internet e a OIW – Telecom Solutions. “Sinto orgulho de dar continuidade à empresa familiar criada por meu pai em 1995”, ressalta Marcos.
Para o futuro, a meta é aumentar o número de clientes, buscando a constante fidelização e a satisfação baseada na ética e na competência. Também, segundo o empresário, aumentar as vendas na loja, oferecendo novos produtos e novas estratégias de marketing e gestão.