Elvos Flores, Rosa Maria Araújo, Mara Pereira, Ivone Kanenberg e Eliane Santos foram eleitos no domingo, 6 de outubro, para compor o Conselho Tutelar, na gestão 2020/2024. A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2020. Pela segunda vez, os integrantes do Conselho Tutelar, em todo o Brasil, foram definidos através do voto dos eleitores.
A votação ocorreu durante todo o dia no Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, onde foram colocadas 10 urnas. A eleição foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Mais de 50 pessoas, a maioria funcionários públicos municipais, foram convocadas para atuar nessa eleição.
A movimentação nas seções de votação iniciou cedo na manhã do domingo. Ao todo, em Taquari, compareceram para votar 2.787 pessoas, o que corresponde a 14% dos aptos (19.047). Foram 13.935 votos válidos pois cada eleitor poderia votar em até cinco candidatos.
O resultado oficial foi divulgado por volta das 18horas, uma hora após o fechamento das urnas, sendo Alvinho, com 1162 votos; Rosinha, 1.087; Mara, 1084; Ivone, 1036 e Eliane, 960.
A aposentada Sandra Maria Bitencourt da Silva, 66 anos, chegou cedo na seção de votação e conta que não se incomodou em ter que sair de casa no domingo para votar, mesmo com chuva.
“Sou muito bem recebida no Conselho. Precisei e estou precisando do Conselho e é uma função muito importante para a cidade”, diz.
O empreiteiro de obras, Rafael Santos da Rosa, 43 anos, também votou pela manhã. “Acho necessário votar porque precisamos destas pessoas para ajudar a gente e as crianças”, justificou, completando que já precisou do serviço do Conselho.
O caldeireiro Abraão dos Santos Siqueira, 43 anos, destacou a importância do voto. “O conselho tem uma função muito importante na cidade, cuidando das crianças, envolvendo as famílias. Cada um deveria ter a consciência de vir votar. É uma instituição muito importante que cuida de diversas questões, como a familiar e socioeducativo. Conselho já me ajudou muito em várias questões, até de documentação e orientação”, afirma.
Os números da participação cidadã neste ano foram menores em relação à eleição de 2014, quando eram 30 candidatos, oito urnas para votação instaladas no Ginásio de Esportes Municipal. Naquele ano, foram 21.980 votos e 4.396 eleitores votantes.
Organização diz que eleição foi tranquila
O coordenador da Comissão Eleitoral Especial (CEE) do Comdica, Cássio Reis, diz que a eleição foi muito tranquila. “Um domingo de muito trabalho, muitas preocupações para que tudo desse certo e que finalizou sem incidentes”, diz.
Para a comissão, o processo foi positivo. “Também é importante ressaltar o belo trabalho de todos que se disponibilizaram para auxiliar na organização, presidentes de mesas, mesários, equipe de apoio, candidatos, fiscais de candidatos, enfim muitas pessoas se dedicaram e colaboraram com a Comissão Eleitoral, auxiliando para que pudéssemos chegar ao final do dia com tudo acontecendo perfeitamente”, destaca.
Os próximos passos no processo de escolha são avaliações de possíveis recursos e formulação de editais para a finalização do processo, previsto para o dia 1º de novembro.
Segundo comissão, denúncias são improcedentes
Na semana passada, a comissão eleitoral recebeu de um candidato a denúncia de propaganda irregular contra quatro candidatos, que estariam fazendo campanha conjunta, através de santinhos grampeados, formando uma ‘chapa’, o que não é permitido. A comissão decidiu pela improcedência das quatro comunicações realizadas pelo candidato.
Colegiado experiente
Dos eleitos no ultimo domino, três são integrantes do Conselho Tutelar atualmente, Rosa Maria, Mara e Ivone, e dois, Elvos e Eliane, fizeram parte em gestões anteriores. O primeiro colocado, Elvos, conhecido por Alvinho, obteve 1.162 votos, o que representa 8% dos votos. Ele foi o mais votado também na eleição de 2014, assumiu o cargo com uma liminar porque não conseguiu concluir o ensino médio até o dia da posse, o que era uma exigência do edital da eleição. A liminar foi cassada dois meses após a posse.
Veja como os eleitos avaliaram o resultado da eleição
“Gratidão pelos meus amigos que continuaram a lutar por mim nesta semana que eu não pude fazer as visitas. Muitos não sabem mas estou com o pé quebrado e não pude fazer visitas, passei de cama na última semana, e muito feliz pelo reconhecimento nas redes sociais do trabalho que foi realizado nestes quatro anos. Tudo o que um conselheiro quer ouvir é que ele fez um bom trabalho e que o resultado veio por esta atuação e dedicação”.
Rosa Maria
“Como estou atuando há sete anos, muitas pessoas acham que tem que renovar o grupo, que é bom entrar pessoas novas, com ideias diferentes, mas acho que as pessoas avaliaram esta questão de estar preparado para agregar outras pessoas. Acredito que o nosso trabalho no próximo ano será de excelência porque as duas pessoas que estão entrando têm um preparo de conselheiro tutelar. Encaro o trabalho com muita alegria e dedicação e não tenho como um fardo”.
Ivone Kanenberg
“Fiquei muito contente pelo resultado em uma eleição de grandes candidatos e bastante competentes. Agora vamos nos reunir para tentar fazer um trabalho muito bom durante esses quatro anos. Pra mim, uma segunda eleição onde fui, mais uma vez, o candidato com mais votos é muito gratificante. Hoje me sinto muito feliz em fazer parte do Conselho Tutelar”
Alvinho
“Foi muito importante o resultado. As pessoas não eram obrigadas a votar e foram mesmo com aquele tempo ruim, pela amizade. Agradeço a Deus e a todos”.
Mara Pereira
“Esse momento é de grande alegria porque era um desejo, desde que saí do Conselho, de retornar, dar continuidade ao meu trabalho. Foi uma caminhada muito bonita, pacífica e ordeira. A própria coordenação da campanha fez muito bem, tudo correu de forma transparente. Estou bastante satisfeita com tudo o que aconteceu e muito feliz por ter sido eleita”.
Eliane Santos