O sabor das receitas preparadas pelo aposentado Gilberto Dresch, 79 anos, conhecido por Magrão, ganhou fama entre amigos e familiares. Dentre os famosos pratos, está o fervido, típica comida de inverno, preparada por Gilberto há mais de 40 anos.
A receita, que leva em torno de cinco horas para ficar pronta, foi aprimorada pelo cozinheiro com o tempo, utilizando ingredientes que agradam seu paladar. “Eu coloco todas as verduras que eu gosto”, salienta.
Para cerca de 40 pratos de fervido, Gilberto utiliza 3 kg de músculo, 2 kg de peito bovino (granito), 3 kg de aipim, 2 kg de batata doce, 1 kg de batata inglesa, 1 kg de moranga média, 1 kg de cenoura, 3 molhos de couve, 1 kg de cebola e um pimentão amarelo ou vermelho. “A carne tem que fazer igual para carreteiro, só que corta em pedaços grandes, frita até amolecer, leva umas 3 horas ou até mais. Depois bota cebola e pimentão, eu uso só vermelho e amarelo, porque o verde tira gosto de tudo, dou mais uma fritadinha, boto água e o resto das coisas, menos a couve, e cozinho até desmanchar. Quase tudo desmancha, fica quase um creme”, explica. Segundo Gilberto, leva mais de duas horas para cozinhar os demais ingredientes até desmancharem, formando um grosso caldo. Quando a receita está quase pronta, Gilberto acrescenta a couve e cozinha por mais 10 minutos. “Tem que cortar as folhas ao meio, juntar todas as metades e dar uns quatro ou cinco talhos. Se corta em pedaços, não em tirinhas finas”, fala.
Ele costuma fazer a refeição em grandes quantidades por duas vezes ao ano. O cozido é separado em porções e congelado. “Eu sempre tenho. Quando está acabando, corro para fazer mais”, conta Gilberto, mostrando o congelador cheio de potes de fervido e outros pratos.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...