Aos 77 anos, faleceu Iron José de Oliveira Dorneles, ex-vice-prefeito, vereador, empresário e professor no município. A morte, por falência múltipla de órgãos, foi constatada na manhã de ontem, no Hospital São José.
Natural de Taquari, deixou o município na juventude para estudar em uma escola agrícola de Viamão. Cursou faculdade de Ciências Naturais e Contabilidade na Unisinos. Voltou para Taquari em 1972, onde iniciou sua atuação como professor de ciências no Pereira Coruja. Em seu período de docência, plantou com os alunos 12 quilômetros de laranjeiras às margens da rodovia Aleixo Rocha.
Seguiu os passos do pai, José Dorneles, que tinha o Armazém Dorneles, e, em 1976, abriu o primeiro mercado, na Praça Dom Pedro. Em 1979, abriu o segundo mercado, nas proximidades da rodoviária; em 1981, o terceiro, nos fundos da Igreja Matriz; em 1983, o quarto empreendimento, ao lado do Clube União; e, em 1989, o quinto mercado, no Passo da Aldeia.
Foi um dos fundadores do Rotary Club e da Apae de Taquari. Candidatou-se a vereador pelo PDS em 1988 e foi eleito como o mais votado, com 346 votos. Conforme lembra a família, Iron doou integralmente seu salário de vereador para instituições de caridade. Cumpriu mandato até 1992, quando disputou a eleição como vice-prefeito, na chapa do candidato a prefeito Renato Baptista dos Santos. Os dois venceram o pleito e comandaram a prefeitura de Taquari até 1996, quando Iron disputou a eleição como candidato a prefeito na dobradinha com Eraldo Cardoso da Silva, mas não se elegeu.
Em março de 1998, encerraram-se as atividades dos supermercados Dorneles, e Iron mudou-se para Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, onde se dedicou à apicultura, sua grande paixão. Foi pioneiro na apicultura migratória e participou de diversos congressos nacionais e internacionais sobre o tema. Em Santana do Livramento ficou conhecido como o Homem do Mel.
Foi casado com a taquariense Helena Bender Dorneles por 20 anos. Em Santana do Livramento, casou-se com a uruguaia Ely Lopez Lima Dorneles. Deixa os filhos Anelise Bender Dorneles, Andréa Bender Dorneles, André Faleiro Dorneles e Marcelo de Lima (filho de criação); os netos Nicole, Calil, Celeste, Theodomiro e Laura.
A Prefeitura de Taquari decretou luto oficial de três dias em função da morte de Iron. “Abraçamos todos os familiares dessa figura tão especial e querida, desejando muita força neste momento de dor”, lamentou o prefeito Maneco.
O velório ocorre na Câmara Municipal de Vereadores e o sepultamento será às 14h de hoje, no Cemitério dos Dorneles.
Além disso, verifique
Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias
A administração municipal informou que a construção da nova ponte do Capão, que liga o ...