A dupla Pinheiros e Taquariense não foi bem no último final de semana pelo Regional Certel/Sicredi da categoria Veteranos. O alvi-azul, em casa, conheceu a sua terceira derrota ao perder por 3 a 1 para o Brasil, de Marques de Souza. Por sua vez, o alvi-verde, em Lajeado, perdeu por 2 a 1, de virada, para o Estudiantes, atual campeão, em partida de arbitragem bastante contestada pelos pinheirenses.
No Marques da Cunha, o Taquariense recebeu o Brasil na tentativa de somar os primeiros pontos. E no primeiro tempo, tanto Taquariense quanto Brasil pouco criaram para tirar o zero do placar. Na etapa final, o Brasil voltou superior e foi para cima. De tanto insistir, aos sete minutos, abriu o placar, numa cobrança de falta de Eduardo Führ. O Taquariense atacava atrás do empate quando o Brasil ampliou, aos 26 minutos, num contra-ataque, com Paulo Omar. Em seguida, aos 29, Jorge aparou cruzamento, de peixinho, e aumentou, 3 a 0 Brasil. O Taquariense descontou aos 36 minutos, num chute de fora da área de juninho, no ângulo, golaço, 3 a 1. Com a derrota, o alvi-azul caiu para a 12ª colocação, ainda dentro da zona de classificação para a Série Prata.
O Pinheiros, após a boa vitória no clássico, foi a Lajeado, para duelo com o Estudiantes. Mesmo fora de casa e sem seus principais reforços, Ferreira e Itamar, o alvi-verde fez boa partida, jogou de igual para igual com o adversário e, inclusive, teve mais chances de gol. O Pinheiros abriu o marcador com Evandro, aos 35 do primeiro tempo. O Estudiantes, com Alex Schuster, empatou aos cinco do segundo tempo. Depois, o árbitro Jorge de Freitas, o Tacha, de atuação bastante criticada pelo Pinheiros, se tornou um dos personagens do jogo. Numa jogada no meio, Mosca sofreu uma entrada forte de Ricardo Cristiano. No chão, Mosca seguiu sendo xingado por Ricardo e deu um tapa na mão do adversário, que colocava o dedo no rosto do meia do Pinheiros. Após empurra-empurra, Tacha expulsou Mosca e Ricardo. Depois, aos 15 minutos, numa jogada dividida, Nélson parou no lance para não fazer a falta, mas o atacante do Estudiantes buscou o contato e se atirou. Tacha deu o segundo amarelo para Nélson e deixou o Pinheiros com nove em campo. Mesmo assim, o alvi-verde controlou bem o adversário, que só conseguiu a virada aos 37 minutos, após falha individual. Alex Bach recuou curta para Ígor e Joel Zanela aproveitou e fez 2 a 1 para o Estudiantes. Mesmo com um a menos, o Pinheiros ainda criou três chances claras de gol, com Toquinho, numa falta, e com Leandro Brandão, que parou duas vezes no goleiro Márcio. Com a derrota, o Pinheiros caiu para a 10ª colocação, com três pontos.
Neste final de semana, Pinheiros e Taquariense folgam e só voltam a campo no dia 8. Neste dia, o Pinheiros joga em casa, contra o Cruzeiro, de Santa Clara, enquanto o Taquariense vai a Lajeado, onde encara o Internacional.
3ª RODADA
TAQUARIENSE 1 x 3 Brasil
Estudiantes 2 x 1 PINHEIROS
Internacional 3 x 2 Concórdia
Juventude 0 x 0 Ribeirense
Águia Azul 0 x 1 Independente
4ª RODADA
Assespe x Cruzeiro
Estudiantes x União de Palmas
Concórdia x Brasil
Águia Azul x Juventude
Ribeirense x Internacional
ARTILHEIROS
Guilherme (Juventude) 4 gols
Joel Zanela (Estudiantes 3 gols