A empresa Linear Automação e Elétrica Industrial, de propriedade de Luís Valdoni da Silva Rosa, está no mercado há seis anos.
Instalada no Km 11 da Rodovia Aleixo Rocha da Silva, o empreendimento iniciou em 2013, após a saída do empresário, que trabalhava na Adama (antiga Milenia AgroCiência), na qual atuou, por cerca de 30 anos, nas áreas de Manutenção e Projetos de Automação e Instrumentação. “A partir daí, surgiu a ideia de montar uma empresa para prestar serviço de consultoria na área de projetos e automação industrial”, recorda Luís. A empresa foi criada, e iniciados os trabalhos com o escritório na casa do empresário, no bairro Prado, em Taquari, tendo apenas ele no apoio na parte dos projetos, desenvolvendo alguns e realizando o trabalho de execução nas empresas. Veio, então, a possibilidade de fazer a execução das obras, com montagem da estrutura e instalação como um todo, conforme a solução que era proposta no projeto. “Isto se deu em menos de um ano”, lembra. Ele alugou uma sala no endereço onde está situada atualmente a empresa e, há cerca de cinco anos, a Linear mantém a equipe de elaboração e execução de projetos de automação, elétrica e instrumentação, atuando também na parte de manutenção. “Não apenas na montagem e instalação de painéis de automação, mas com destaque na manutenção de instrumentação industrial”, conta o empresário, na qual, toda a parte de controle de processos exige dispositivos de monitoramento e controle (instrumentos), tais como: sensores, temperatura, pressão, vazão ,nível e outros. “. As atividades de manutenção e calibração são necessárias para verificar se esses instrumentos estão operando como devem. A calibração é feita mediante padrões de comparação, aferidos pela Rede Brasileira de Calibração (RBC), – ligada ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro), utilizada para certificar se os padrões estão adequados e dentro dos parâmetros pré-definidos, dando confiabilidade ao processo que está operando”, explica. A empresa possui uma equipe com cerca de 20 funcionários nas atividades de eletrotécnico, técnico em instrumentação, montadores e no administrativo, além de uma parceria com engenheiros. Porém, como a demanda é sazonal, este número oscila.
A Linear presta serviço para empresas de Taquari: Adama, Certaja, Duratex, e outros municípios, como na Fibraplac, de Glorinha; Seta, de Estância Velha; Mor, de Santa Cruz do Sul; Simbiose, de Cruz Alta; Lanxess, de Triunfo; Agrogen e JBS, de Montenegro; Bianchini, de Rio Grande; Unique Rubber Technologies, de São Leopoldo; Souza Cruz, em Santa Cruz do Sul, e de fora do Estado, como Deltec, de Campinas (São Paulo) e a Adama, Londrina (no Paraná).
Para o futuro, a meta é ampliar o serviço, alcançando mais empresas dentro e fora do estado, onde já temos atendido pontualmente. “Temos metas e objetivos, e lutamos por isso. Já tivemos uma evolução bastante grande como empresa e estamos mantendo o propósito de crescer como empresa prestadora de serviço no ramo. Nosso foco é estar, nos próximos anos, com uma equipe cada vez mais qualificada para continuar buscando a evolução projetada. Temos bons resultados e estamos nos consolidando no mercado com a marca e isto tem se fortalecido bastante. Queremos ser um empresa competitiva, oferecendo serviços com qualidade e de pronto atendimento às empresas de pequeno, médio e grande porte”, projeta o empresário.