Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Presidente da Câmara revela que número de vereadores pode aumentar

MISTURA FINA: Presidente da Câmara revela que número de vereadores pode aumentar

O presidente do Legislativo, Vânius Nogueira (PDT), tem objetivo de colocar em votação um projeto de lei que aumentaria o número de vereadores de 9 para 11. Municípios até 30 mil habitantes podem ter até 11 vereadores. De acordo com Censo IBGE/2010, Taquari tem 26.135 habitantes. Um dos motivos apresentados pelo pedetista é a representatividade dos bairros e localidades. “O bairro Rincão São José não tem seu representante, por exemplo”. Outro argumento do vereador seria um Legislativo mais forte. “Quanto menos vereador na Câmara, a Câmara fica na mão do Executivo. Um voto decide várias situações”.
Conforme Vânius, o projeto de lei está pronto há dois ou três anos para o aumento de vereadores, mas não está tramitando. “Se eu tiver certeza absoluta que vai passar eu coloco em votação o projeto de lei”. Na opinião do vereador, sua posição não deveria ser criticada. “Pois o dinheiro público não é consumido entre os vereadores. O deputado grandão lá tem 30 mil de gasto de gabinete. O judiciário tem um salário exorbitante e ainda deram seis mil de aumento, sem ser votado na Câmara de Deputados. O governador não manda mais, o presidente não manda mais. O judiciário que manda”, diz Vânius. De acordo com Vânius, também não seria um problema de dinheiro. “Devolvemos um milhão de reais para o Governo”. E também acha que os vereadores trabalham bastante. “O povo interpreta o vereador pelo trabalho que faz, o trabalho de um vereador é de 24 horas por dia.”

Opinião dos outros vereadores

Para o vereador Ramon Kern de Jesus (PT), nove vereadores são suficientes. “Sou contra,  minha posição é bem clara. Este número está bom em representatividade”.
José Harry Saraiva Dias (PDT) também diz que é contra o aumento do número de vereadores. “Os nove vereadores junto com a administração podem ver os problemas da cidade. Dão conta dos questionamentos públicos”.
O vereador Tio Nei (PSDB) é a favor do aumento do número de vereadores para que haja mais representatividade. “Tabaí tem 4 mil habitantes e tem nove vereadores. Aqui em Taquari tem 17 mil eleitores e tem nove também. Podem diminuir o salário dos vereadores e ter mais vereadores, receber como um professor, por exemplo, R$ 1.700,00”.
A Pastora Mara (PSDB) diz que precisa pensar. “Mas eu gostaria de não me pronunciar, porque é uma coisa muito melindrosa, acredito que não tenho uma opinião formada. Não é por mal”.
Ademir Fagundes (PDT) disse que não tem opinião formada.
O vereador Clóvis Bavaresco (PP) não atendeu as ligações do jornal, leu as mensagens e whats-app e respondeu: “Sei muito bem das minhas obrigações. O meu compromisso é para com a população e não para com um jornal. Quando essa matéria for discutida na Câmara, me manifestarei”.
Os vereadores Leandro Mariante (PT) disse que não tinha tempo para atender o jornal devido a um evento esportivo realizado na cidade durante a semana. Marquinhos do Eli Gordo (PPSDB) não foi localizado.

ENQUETE

O presidente da Câmara de Vereadores, Vânius Nogueira (PDT), tem objetivo de colocar em votação um projeto de lei que aumente o número de vereadores de 9 para 11. Qual sua opinião a respeito?

MISTURA - Enquete PAULA“Acho desnecessário, porque a quantidade que já tem aqui você não vê trabalho. Eu não consigo ver o trabalho, fiscalização”.
Paula Conceição, 22 anos, estudante

MISTURA - Enquete FLÁVIO“Os que têm aí não fazem nada. Não fazem pedidos para a vinda de firmas, fábricas, Taquari não tem serviço. É uma cidade que não é pequena e não tem emprego; Charqueadas, Triunfo, Bom Retiro têm bastante serviço e Taquari não tem. Tem que trazer emprego, não mais vereadores”.
Flávio Rosa Conceição, 63 anos, aposentado

MISTURA - Enquete VALDIR“Acho que poderia continuar como está. Tem pouco emprego, se aumenta mais os vereadores, aumentam as despesas do município. Eles vão receber mais salário, se tem pouco serviço, fica mais ruim ainda. O pessoal está saindo para fora para trabalhar”
Valdir Machado Brito, 63 anos, servente de pedreiro

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ