A abertura da 5° Copa Taquari de Futebol de Base será realizada na tarde de hoje, com encontro das delegações na Lagoa Armênia ou cerimônia no ginásio José Machado, dependendo das condições climáticas. O evento reunirá 1,6 mil atletas e mais de 200 dirigentes esportivos, movimentando quase 2 mil pessoas. Esta é a maior edição da Copinha em número de participantes e conta com dois times do Uruguai.
Os jogos iniciam amanhã, a partir das 8h30. Serão utilizados os três campos do Centro de Treinamento (CT) Pinheiros Duttra, e os campos do Taquariense, Colorado, Parque do Meio, IAPD e Internacional da Beira do Rio.
As etapas classificatórias seguem até a próxima segunda-feira. Na terça-feira, inicia o mata-mata e, as finais ocorrem na quinta-feira.
Serão 72 equipes de 31 delegações. Este é o maior torneio em número de equipes desde que iniciou a competição, que é organizada pela empresa Planeta Bola, em parceria com a Administração Municipal. Segundo o diretor da Planeta Bola, Rubens Dias, o crescimento da competição se deve ao bom trabalho que está sendo desenvolvido no município. “O pessoal elogia muito a comida daqui, e isso geralmente é ponto de reclamação em outros municípios”, disse. A alimentação dos jogadores é feita no Ginásio Periquitão, pela equipe do Pinheiros e com apoio de servidores municipais. O vereador Leandro Mariante, que auxilia na organização, destaca também a logística do evento, com alojamentos, campos e refeitórios com boas condições de acesso, o que também agrada aos participantes.
Durante a estada em Taquari, os meninos ficam alojados em escolas, associações de bairros e centros comunitários em diferentes localidades do município.
Além de diversas equipes do estado, a Copinha conta com times de Santa Catarina e dois clubes do Uruguai, o Racing, que participou no ano passado, e o Cerveceros, que joga em Taquari pela primeira vez. “Esta é a segunda edição internacional da Copa Taquari de Futebol de Base”, salientou o vereador Leandro Mariante.
Abaixo, confira a tabela de jogos da competição.
Pinheiros e Taquariense participam da competição
Os jogadores de Taquari não ficam de fora da Copinha. Mais uma vez, tanto o Pinheiros, representado pelo Juvenil e pelas categorias de base (Pinheiros Duttra), quanto o Grêmio Esportivo Taquariense se farão presentes na competição. Ao todo, serão 100 atletas inscritos pelos clubes do município.
Pinheiros busca o tricampeonato
Após ganhar o primeiro lugar na categoria Sub-15, em 2017, e na Juvenil, em 2018, o Pinheiros busca o tricampeonato na competição. A escolinha Pinheiros Duttra participará da Copa Taquari de Futebol de Base com 60 meninos das categorias 2004, 2005 e 2006. Já o Esporte Clube Pinheiros colocará uma equipe Juvenil, com 20 jogadores.
Os treinos para a competição encerraram na última quarta-feira. “Nossa expectativa é fazer uma campanha boa, passar da primeira fase, que para nós é muito importante. A gente está dando a oportunidade para vários meninos que estão em crescimento, estamos oportunizando essa participação para eles”, contou o coordenador técnico, Everton Maciel Horn Porto.
Segundo o coordenador, a Copa Taquari de Futebol de Base também é uma preparação para outras competições que os jogadores enfrentam durante o ano. “A Copa vem dar um apoio para a gente conseguir fazer uma campanha boa em outras competições, a Copa Encosta da Serra e a Copa dos Vales”, disse.
Taquariense colocará equipe Juvenil na competição
O Grêmio Esportivo Taquariense (GET) participará da competição com uma equipe de 20 atletas. Pela primeira vez, será a categoria Juvenil que representará o alvi-azul.
Serão dez jogadores de Taquari e dez de outros municípios, como Santa Cruz, Lajeado, Forquetinha e Canoas. “São atletas que vêm reforçar a nossa equipe. Faremos um treino com todos na sexta-feira para se prepararem para os jogos de sábado, domingo e segunda”, explicou o coordenador da equipe do Taquariense, Sandro Forgiarini.
Para ele, a Copa Taquari de Futebol de Base é uma competição importante e de qualidade, com atletas de bom nível técnico. “A perspectiva é de termos um bom rendimento. Esperamos fazer bons jogos e classificar para a próxima fase, a eliminatória. Eu acredito muito neste grupo que nós temos aqui”, disse o treinador.