A unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Eli da Silva, no bairro Leo Alvim Faller, estará aberta neste sábado, 13 de julho, para aplicar vacinas de rotina em crianças de todas as idades, adolescentes e adultos.
Duas equipes de vacinadores estarão na unidade para fazer as imunizações, das 8h às 17horas, sem fechar ao meio-dia. É necessário levar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação. Quem não tiver, deve ir à unidade de qualquer forma. Beneficiários do Bolsa Família devem apresentar o cartão para atualização no sistema.
A enfermeira coordenadora da atenção básica, Andreia Oliveira Silveira, destaca que estarão disponíveis doses de todas as vacinas previstas no calendário nacional da rede pública, incluindo adolescentes, como a do HPV (tanto para meninos como para meninas) e meningite, e adultos, como da febre amarela e antitetânica, muitas exigidas por empregadores.
Nesta semana, os agentes comunitários de saúde percorreram os bairros de abrangência do ESF Eli da Silva, São Francisco de Assis e São José, para divulgar o mutirão e mobilizar as famílias.
A mobilização é realizada porque a cobertura vacinal em crianças no bairro está baixa, segundo a enfermeira Andreia. Estão cadastradas no posto cerca de 80 crianças até seis anos, sendo 57 menores de dois anos. A unidade está localizada em uma região de vulnerabilidade social e distante de outras unidades com sala de vacina.
O ESF Eli da Silva está sem sala de vacina desde janeiro de 2017, quando técnicos da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde suspenderam o repasse de vacinas até que fossem adquiridos refrigeradores adequados e instalado termômetro para controle de temperatura, além de ampliar o tamanho da sala. As modificações foram atendidas, mas agora é necessária a vistoria da 16ª CRE para liberar e a capacitação dos servidores da unidade que aplicarão as vacinas.
Além disso, verifique
Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias
A administração municipal informou que a construção da nova ponte do Capão, que liga o ...