O município de Taquari segue entre os melhores do Vale na geração de empregos, conforme mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho.
De janeiro a maio de 2019, o município registrou 97 contratações a mais do que demissões em empregos formais, com carteira assinada. O resultado é o quinto melhor entre 35 municípios da região. No ano passado, Taquari fechou o ano com o segundo melhor saldo do Vale, perdendo apenas para Lajeado.
Em 2019, foram registradas 835 admissões e 738 demissões em empregos formais no municipio. Os melhores resultados foram nas funções de cobrador interno, com 29 contratações a mais do que demissões, e assistente adminstrativo, com 18 admissões a mais. Já os piores resultados são nos cargos de confeiteiro, com 13 demissões a mais do que contratações, e atendente de lojas e mercados, com 11 desligamentos a mais.
Para o prefeito Maneco, o bom resultado obtido por Taquari é fruto direto dos investimentos da administração municipal para qualificar a mão de obra e trazer empregos para o município. “E irá melhorar com a abertura definitiva da Zanc e do Estaleiro Colorado”, ressaltou. Segundo o prefeito, existem outras negociações em andamento para a geração de empregos no município. “Recebemos um pedido da Renovest para a construção de outro pavilhão na área que é do município cedida à empresa, mas dependerá de parceria com a Câmara de Vereadores para a viabilização financeira e orçamentária”, informou Maneco.
No ano passado, Taquari registrou, de janeiro a dezembro, 184 postos de trabalho a mais, o segundo melhor resultado entre 38 municípios do Vale. Em 2017, o saldo havia sido negativo, com 20 demissões a mais.