Familiares e amigos do advogado Itomar Espíndola Dória (in memoriam) prestigiaram o lançamento do livro “Maria e os Coiós”, realizado na tarde do sábado, 8 de junho, no Salão Paroquial.
A obra conta a história do Rincão São José, local onde o advogado nasceu e viveu sua infância, destacando as mudanças a partir de março de 1988, quando teriam ocorrido as aparições de Nossa Senhora da Assunção, na área campal próxima à igrejinha da localidade, no ponto hoje há o Santuário. Itomar concluiu a obra e encaminhou para a gráfica em dezembro de 2018, poucos dias antes de morrer.
O pároco de Taquari, frei Gastão Zart, abriu a cerimônia destacando o envolvimento de Itomar com a igreja católica. A esposa Maria Cristina, emocionada, lembrou que o livro é o resultado de um sonho. “Uma pessoa que não está mais aqui fisicamente entre nós mas que continuará sempre em nossos corações, em nossas lembranças e em nossos pensamentos. Sua passagem por aqui foi breve, para nós, particularmente, muito breve, mas ao mesmo tempo muito intensa”.
O filho mais novo, Gabriel Correa Dória, falou sobre a finalidade da obra a de registrar os acontecimentos. “Para que jamais sejam esquecidos e vem para selar com chave de ouro e coroar o grande legado do nosso pai e ídolo de terno e gravata. Ele nunca negou as suas origens, sempre teve muito orgulho de dizer de onde veio”, afirmou.
O livro e o autor foram registrados na Biblioteca Pública do RS e na Biblioteca Nacional. “Quem fez por merecer deve ter o seu lugar de destaque. A parte mais difícil nosso pai conseguiu concluir, pois ninguém conseguiria terminar de escrever por ele. De resto, demos o devido encaminhamento procurando sempre manter ao máximo a sua vontade e o seu desejo inicial. Este livro é concretização de um sonho, que apesar da trágica morte do autor, seu espírito continuará sempre conosco e seu legado não morre junto com ele”, relatou.
A participação religiosa e a devoção a Maria também foram destacados na fala do amigo Gilberto Peres, integrante do Movimento de Cursilho da Cristandade (MCC), da Igreja Católica. Ele contou sobre uma experiência que teve com a família, durante um final de semana. “Momento que ficou marcado como ensinamento, como mostra daquilo que Deus pode fazer diferença na nossa vida. Tivemos um contato mais próximo e podemos falar das coisas de Deus. Ele nos deu um exemplo, um sentido diferente que podemos dar a nossa vida. E eu tive a grata satisfação de presenciar isso com o Itomar”.
O filho mais velho, David Corrêa Dória, destacou o empenho do irmão Gabriel para que o livro fosse publicado. “A obra só foi editada e registrada devido ao empenho e dedicação dele. Sem a iniciativa e perseverança, não estaríamos aqui hoje concretizando a vontade do nosso pai. Certamente ele herdou muito do empenho e desse lado guerreiro e batalhador do nosso pai e nossa mãe”, salientou.
A moradora do Loteamento Figueira, Núbia da Silva Fritz, 72 anos, foi uma das primeiras a comprar o livro. “Nasci e me criei no Rincão; vi o Itomar nascer e se criar. Achei ótimo ele escrever sobre a localidade. Ele me perguntou muito sobre o meu avô, Francisco Antônio Bitencourt, um dos mais fortes agricultores do Rincão, que doou a terra para o santuário, e a minha vó, Cristina Porto Bitencourt, foi uma das primeiras professoras do município de Taquari, dava aula no Rincão. Meu avô emprestou a sala da casa dele para serem realizadas as primeiras missas, os primeiros casamentos do Rincão e comprou a área de terra onde hoje está a escola Timótheo Junqueira dos Santos e o Santuário. O Itomar me perguntou muito sobre essa passagem”, contou.
O livro está à venda no Mercado Bittencourt, no Rincão São José, nas lojas Cantinho do Céu (ao lado da igreja matriz) e Zeus (no prédio Portal dos Açores), na floricultura Flor do Mato, no Centro, e com a família, no valor de R$ 40,00 cada.
Itomar era advogado, com 35 anos de experiência, e foi morto, aos 60 anos, em dezembro de 2018, assassinado em seu escritório. Passados seis meses, a autoria do crime ainda não foi descoberta.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...