Falta menos de um mês para a inauguração da reforma do prédio do antigo Idesc/Seminário Seráfico, onde será instalado um call center da Zanc. O evento, que ainda não tem programação definida, está marcado para o dia 4 de julho, data do aniversário de emancipação política de Taquari. De acordo com a prefeitura e direção da empresa, a expectativa é de que a data se confirme, já que a obra está na reta final. A partir da inauguração do prédio, deve começar a transição da empresa para o município.
Em entrevista ao programa Mistura Fina On-line, divulgado pelo jornal O Fato na internet, o diretor da empresa, Alessandro Almeida, explicou como funcionará a transição. Segundo ele, assim que a Zanc receber as chaves do prédio, o que deve ocorrer no dia 4, a empresa começa a instalar o mobiliário, equipamentos e sistemas necessários para iniciar a operação na unidade de Taquari. Este processo deve levar entre 30 e 60 dias para ser concluído, quando inicia a migração dos trabalhadores para a unidade do município, que será feita em grupos de 20 a 50 funcionários.
Antes de transferir as operações, segundo Alessandro, os clientes da Zanc, como Tim, Vivo, entre outros, visitam as instalações para verificar se está tudo certo e autorizar a atuação, no município, dos operadores que trabalham em nome de suas empresas. “Estando tudo certo, a gente começa a trazer o pessoal de Porto Alegre para cá. Devemos começar com pequenas operações para medir se tudo vai dar certo, desde coisas maiores como sistema, internet, até questões estruturais, banheiros, instalações elétricas”, explica o diretor.
A empresa tem cerca de 300 taquarienses trabalhando em sua unidade em Porto Alegre, que possui 800 trabalhadores no total. A Zanc também possui unidade em São Paulo, com 1,5 mil funcionários. A meta é que, até o final do ano, o call center de Taquari conte com cerca de 500 trabalhadores. Também há perspectivas de aumento de postos de trabalho para os próximos anos. “Depende de contratos com clientes, resultados do pessoal que trabalha aqui. A tendência é aumentar. A gente pode chegar de 800 a 1000 funcionários aqui, mas isso vai precisar de, pelo menos, 12 meses do início das operações. E, como nós temos muitos funcionários, sempre tem reposições, como já acontece em Porto Alegre, e vamos contratando esse pessoal”, informa Alessandro.
Alguns funcionários do município já foram promovidos em suas atividades. Segundo o diretor, as promoções têm sido feitas tanto pela necessidade de preenchimento dos cargos na unidade da Capital como para treinar lideranças que iniciarão as atividades em Taquari. De acordo com o diretor, alguns cargos, como a gerência da unidade, terão profissionais de outros municípios, que já possuem experiências na função.
Nesta semana, a empresa anunciou a abertura de vagas para mais 40 trabalhadores do município. Os currículos devem ser entregues no escritório da Zanc, no edifício Portal dos Açores, na rua Cônego Cordeiro, em frente à Praça da Matriz.