O sentimento no estádio Pinheirão, no domingo de Páscoa, foi de decepção e preocupação por parte do torcedor. Jogando em casa, o alvi-verde foi goleado por 4 a 1 pelo Lajeadense, na estreia do Estadual da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). De folga na segunda rodada, que acontece neste final de semana, o Pinheiros terá mais nove dias para se reorganizar para a partida contra o Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul.
Mesmo num domingo chuvoso, o torcedor do Pinheiros compareceu em bom número. Porém, não teve uma tarde muito agradável. O Pinheiros até que iniciou bem a partida contra o Lajeadense e, antes dos cinco minutos, já havia criado duas boas chances. A primeira, aos dois minutos, quando Gabriel foi no fundo e cruzou para trás, mas o zagueiro Michel salvou antes da finalização de Krigor. E aos quatro minutos, Gabriel partiu em velocidade e tocou por cima do goleiro Eduardo, porém, o auxiliar Dariu Correa Gonçalves marcou impedimento.
O Pinheiros controlava bem o jogo e tentava jogar quando o Lajeadense abriu o marcador, aos 13 minutos. Erick cobrou falta da direita, a bola explodiu no travessão e subiu. No rebote, Michel subiu livre e cabeceou para o gol, 1 a 0 Lajeadense.
O gol não fez bem ao Pinheiros, que começou a errar passes fáceis. O alvi-verde nem havia se refeito do primeiro gol, quando sofreu o segundo, aos 15 minutos. Erick cobrou falta da esquerda, o zagueiro Daniel desviou no primeiro pau e colocou no canto, 2 a 0 Lajeadense. Neste lance, a arbitragem não viu o desvio e anotou o gol para Marcelo.
Após, aos poucos, o Pinheiros foi voltando ao jogo. Aos 22, Allen fez jogada individual, foi no fundo e cruzou, mas Michel salvou mais uma. Aos 24, a defesa do Lajeadense afastou para trás, Krigor ficou com a bola, invadiu a área pela direita e chutou forte, rasteiro, mas o goleiro Eduardo, com os pés, salvou o Lajeadense. Aos 26, Sanuel fez falta em Fernando, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o time visitante com um a menos. Mesmo com um a mais, o Pinheiros pouco criou, teve o controle do jogo, mais posse de bola, mas não conseguiu finalizar. Antes do intervalo, aos 38, Krigor recebeu na direita e foi derrubado por Douglas, pênalti claro ignorado pelo árbitro Ruggeri da Fontoura.
Pinheiros se perde na etapa final
No segundo tempo, o Pinheiros não teve muito tempo para aproveitar o jogador a mais em campo. Aos cinco minutos, o zagueiro Thalis também recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando os dois times com 10 em campo. E a expulsão não fez bem ao Pinheiros, que se desorganizou, falhou demais defensivamente e permitiu ao Lajeadense construir o placar elástico. Aos 11, o zagueiro Índio fez pênalti em Marcos Vinícius, num lance bem parecido com o pênalti negado ao Pinheiros na etapa inicial. O zagueiro Michel cobrou forte, alto, sem chances para Diego, 3 a 0 Lajeadense. Em seguida, aos 16, Murilo foi tentar driblar onde não devia, Marcelo roubou a bola e chutou por cima de Diego, golaço, 4 a 0 Lajeadense.
Aos 35, o Pinheiros achou o gol de desconto. Salathyel cruzou da direita e Theylor, no segundo pau, acertou o pé da trave. No rebote, Ezequiel chutou para as redes, 4 a 1, placar final.
O técnico do Pinheiros, Francisco Belinni, creditou a derrota aos erros defensivos. “Fizemos um bom jogo, mas fomos punidos de forma muito forte quando erramos, e no futebol não se pode dar margem para erros”.
Ainda no domingo, pela chave D, o Santa Cruz, em casa, derrotou o Encantado por 2 a 0. Neste final de semana, pela segunda rodada, o Pinheiros folga. Em Lajeado, o Lajeadense recebe o Santa Cruz, na briga pela liderança, e, em Encantado, o Encantado pega o PRS, de Garibáldi. O Pinheiros volta a jogar somente no dia 5 de maio, em Santa Cruz do Sul, contra o Santa Cruz.