Com dois jogos nos últimos dias pela Divisão de Acesso do Gauchão, o Passo Fundo, time do técnico taquariense Paulo Porto, o Pretão, finalmente ingressou na zona de classificação para os mata-matas. Com dois empates e uma vitória sob o comando de Pretão, o Passo Fundo é, no momento, o quarto colocado, com 15 pontos, e terá mais duas partidas para confirmar a vaga.
Na tarde da última quarta-feira, o Passo Fundo, em São Borja, venceu a primeira sob o comando de Pretão ao derrotar o São Borja por 2 a 0, quebrando uma sequência ruim de resultados que já durava cinco partidas. Antes, no domingo, em casa, o time de Pretão pressionou muito, mas não saiu do 0 a 0 com o Igrejinha, adversário direto por uma vaga na próxima fase. Com os quatro pontos somados, o Passo Fundo foi aos 15 pontos e assumiu um lugar no G4, com a mesma pontuação do Igrejinha, quinto, mas com uma vitória a mais.
Agora, o time de Pretão ainda joga mais duas vezes nesta primeira fase para confirmar um lugar entre os oito melhores. Neste domingo, em Frederico Westphalen, encara o União Frederiquense que, na penúltima colocação do grupo B, também está na obrigação de vencer para evitar o rebaixamento.
Depois da rodada do próximo domingo, o Passo Fundo encerra a sua participação nesta primeira fase contra o Tupi, em Passo Fundo, no dia 14 de abril.