A União Taquariense de Estudantes de Ensino Superior (UTEES), fundada há cerca de 30 anos e que protagonizou grandes eventos em Taquari, especialmente no início dos anos 2000, está em vias de ser reativada. Na manhã do sábado, 9 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, foi realizada uma reunião, organizada pelo suplente de vereador e estudante de ensino superior, Felipe Reis, para tratar da retomada das atividades.
Na ocasião, foi formada a comissão que convocará a eleição, e a estudante Ana Carolina Junqueira da Cruz foi escolhida a presidente; Indiara Motta, a vice-presidente, e Franciele Moura e Débora Fragoso, respectivamente, 1ª e 2ª secretárias.
O último presidente foi Ramon de Jesus, que assumiu, em 2004, a titularidade com a renúncia do presidente da época, Rogério Cerati. Na manhã do sábado, acompanhado do então secretário, Maicon Costa, eles entregaram o livro das atas para a comissão que convocará a eleição.
Ramon destacou o protagonismo da UTEES na década de 2000. “Foi o momento em que se criaram novas lideranças políticas e profissionais. A cidade estava criando novas personalidades e todas passaram pela UTEES”.
Ele lembrou que o movimento estudantil teve um importante papel, inclusive organizando eventos, como um seminário com vários palestrantes. “Este é o foco, apresentar diferentes ideias e pensamentos de forma real, com informações verdadeiras para que se possa estar formando a opinião. Esse é o papel da UTEES”
Maicon Costa, que hoje está na presidência da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), falou sobre a importância da formação de novas lideranças e do papel dos Grêmio Estudantil das Escolas. “A UTEES era a sequência do grêmio estudantil das escolas. Líderes da UTEES vinham do grêmio estudantil, da formação lá na base, no ensino fundamental e ensino médio das escolas. O empresário lembrou ainda que o prefeito Maneco foi presidente da UTEES no início da década de 2000.
Felipe Reis destacou que a entidade estudantil de ensino superior não terá cunho político. “Queremos que todos participem, independente de partido político. A gente não está fazendo isso por estar na administração, aqui está falando o Felipe estudante, que vê também que podemos ter vez e voz”, disse.