O Estadual da categoria Juvenil da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), competição que o Pinheiros disputará pelo segundo ano consecutivo já tem data para iniciar: 8 de abril. Neste ano, a competição inchou e deve ter a participação de 40 clubes, 22 a mais do que em 2018.
Hoje, às 16h, na sede da FGF, em Porto Alegre, acontece o Congresso Técnico do Estadual da categoria Juvenil para sorteio das chaves e definições importantes a cerca do regulamento e da fórmula de disputa da competição. Em 2019, foi extinta a Série B do Estadual que, em 2018, reuniu 13 clubes. Com isso, a competição deste ano deve aumentar, reunindo em torno de 40 clubes.
Devem representar o Pinheiros no Congresso Técnico o presidente do clube, Rui Vargas Martins, e o diretor de futebol, Ito Pedro Flach.
Dentro de campo, os treinamentos do Pinheiros iniciaram na segunda-feira, dia 28 de janeiro. De acordo com o coordenador técnico Antônio Carlos Duttra, o Gancho, hoje, o elenco conta com 33 jogadores, mas a ideia é trabalhar em 2019 com 28. Na “peneira”, realizada nos dias 30 e 31 de janeiro, foram aprovados quatro atletas, o meia Kauã Meireles, de Teutônia, o atacante Weslley Domingues, de Tapes, o ala e volante Lucas Daros, de Caxias do Sul, e o volante Anderson Rissi, de Porto Batista. Foram pré-aprovados e passarão por mais testes nas próximas semanas mais três jogadores, o goleiro Emanuel Schelenler, de Teutônia, e os zagueiros João Vítor Martins e Otávio Marques Schossler, ambos de Taquari.