Entre janeiro e dezembro de 2018, ocorreram 1.732 admissões em empregos com carteira assinada em Taquari. No mesmo período, foram 1.548 demissões. O saldo é de 184 contratações a mais e deixa o município na segunda posição na geração de emprego, num comparativo entre 38 municípios do Vale do Taquari. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho.
Apenas Lajeado superou o resultado de Taquari, com 305 admissões a mais. Para a administração municipal, o dado mostra que Taquari está no caminho certo na luta contra o desemprego. “Enquanto no município a expectativa é da geração de centenas de vagas nos próximos meses, os dados do Brasil mostram, ainda, 12 milhões de pessoas sem emprego no país. A melhora na geração de emprego em Taquari é resultado do esforço intenso em promoção do desenvolvimento do mercado de trabalho. Os empregos da Zanc são o principal símbolo disso”, considerou o prefeito Maneco. O vice-prefeito, André Brito, também comemora o resultado. “Eu vejo Taquari reencontrando o caminho do crescimento e desenvolvimento”, destacou.
As funções que mais geraram empregos no período foram Cobrador Interno, com 111 admissões a mais do que demissões; Alimentador de Linha de Produção, com 29 contratações a mais, e Vendedor do Comércio Varejista, com 22. Já os piores resultados foram nos cargos de Escrevente, com sete demissões a mais do que contratações; Assistente Administrativa, com quatro desligamentos a mais, e Eletricista de Instalações, também com quatro.