O município de Tabaí tem boas opções de passeios para quem quer curtir as férias. Nesta semana, o jornal O Fato visitou três pontos de lazer do município. A beleza natural é o que mais chama atenção nos locais. Esta matéria dá continuidade à séeia sobre opções turísticas da região para curtir o verão. Na semana passada, o jornal mostrou lugares em Taquari.
Morro do Elefante
Próximo à prefeitura, há um morro com uma grande rocha que lembra a face de um elefante. O local atrai visitantes, pois há uma trilha que leva ao topo, onde é possível ter uma vista privilegiada de Tabaí. Segundo informações passadas por moradores da região, as terras do morro são particulares, tendo mais de um proprietário. De acordo com o informado ao jornal, a área não é totalmente aberta à visitação, pois muitas vezes os proprietários encontraram danos e lixo no decorrer da tilha, deixados por visitantes. No entanto, é possível chegar por estrada até o pé do morro, onde já dá para fazer uma bela foto. A estrada que dá acesso ao morro é de chão batido, a primeira à esquerda ao lado da prefeitura, onde há um revendedor de gás na esquina.
Arroio na Vila Tabaí
Na localidade de Vila Tabaí, um arroio tem atraído banhistas. Há cerca de três anos, o morador da localidade, Antônio Eli Sarmento, e seu filho, Carlos Daniel Vargas Sarmento, organizaram uma área na propriedade da família para receber visitantes da região. Em meio à sombra, é possível banhar-se no arroio e fazer um almoço em algumas churrasqueiras improvisadas. Há uma pista de treino para motoqueiros que gostam de trilhas ou motocross. Na propriedade, também existe uma casa construída há 100 anos. A construção está bastante deteriorada, mas a placa sobre a porta mostra a data de 1919. Também é possível observar um pouco da arquitetura da época. Não é feita cobrança de ingresso para nenhum dos atrativos. Há um banheiro para os visitantes e, se necessário, os donos da propriedade conseguem algumas bebidas.
Para chegar ao arroio, é preciso seguir até a Vila Tabaí. Na praça, deve-se pegar a estrada da esquerda, que segue em direção a Paverama. Em cerca de um quilômetro é preciso pegar a primeira rua à direita, onde há placa indicativa do Armazém Padoan. Logo que passa o armazém, deve-se ingressar na primeira entrada à esquerda, para o acesso à propriedade de Antônio e Daniel. Por alí, eles explicam como chegar ao arroio, que fica junto à propriedade, mas tem acesso liberado ao público.
Balneário Águas Claras
Próximo à RSC-287, na localidade de Morro Pedro Rosa, um balneário oferece boa estrutura para visitantes. O principal atrativo é uma piscina com rampa molhada, mas a área também possui bastante sombra, mesas, bancos, guarda-sol, rede e churrasqueiras. Não há restaurante no balneário, mas é realizada venda de bebidas e alguns lanches. Também existem banheiros com chuveiros no local. Tudo fica no pé do Morro Pedro Rosa e o proprietário do balneário, José Carlos da Cunha, conta que há trilhas no morro que levam a cavernas e escadarias. “Tem muita coisa bonita que não é explorada”, conta. No entanto, as terras do morro são particulares e não fazem parte do balneário, por isso, as trilhas não são guiadas e não integram o pacote de entrada para o Águas Claras, que custa R$ 10 por pessoa. O balneário é aberto das 9h às 19h, de sexta-feira a domingo. É possível acampar e não é cobrado pernoite. Quem quiser acampar só pagará o valor da diária no parque, de R$ 10, durante o período que permanecer no local.
O acesso ao balneário é feito pela RSC-287. Para quem vem do Centro de Tabaí, logo após a escola Pedro Rosa, é preciso ingressar em uma estrada de chão batido, a primeira à direita logo após o fim da terceira faixa. Nesta estrada, há placas indicativas do caminho até o balneário.