A juíza natural de Porto Alegre, Mariana Pacheco, 31 anos, tomou posse como titular da Segunda Vara da Comarca de Taquari.
A solenidade foi conduzida pelo juiz Leonardo Bofill Vanoni e contou com a presença do promotor Roberto Carmai Duarte Alvim Júnior, da defensora pública, Simone Lisboa, sargento da Brigada Militar, Ildo Fernandes, presidente da OAB Taquari, Maricel Pereira Lima, prefeito Maneco, vereadores Ramon Kern de Jesus, Pastora Mara e Leandro Mariante e representantes do Conselho Tutelar.
Conforme o juiz Leonardo, ele e Mariana tomaram posse juntos em 2014. “Tomar posse tão jovem é para poucos” salientou. O juiz também falou do trabalho de outras comarcas em que atuou como São Sebastião do Caí e Casca. “Em Casca foi reduzido pela metade do número de processos. Ela vai trazer este ritmo de trabalho para esta comarca”.
Em entrevista a O Fato, a juíza Mariana frisou que sua vara atuará na área da infância e juventude, violência doméstica, juizados especiais criminais. “Eu me sinto bastante confortável e acolhida em Taquari, pois sou de descendência açoriana”, salientou.
Mariana destacou que a região tem carência econômica o que pode acarretar mais casos de crianças em situação de risco e maior desigualdade social. Ela também destacou a violência doméstica. “A comarca recebe mais de um pedido por dia de medida protetiva. É um número elevado”.
As autoridades deram boas-vindas e colocaram-se à disposição através das áreas em que atuam.