Um ato no saguão da Prefeitura na tarde da sexta-feira, 21 de dezembro, marcou a entrega de diversos equipamentos para a maternidade do Hospital São José. A cerimônia foi realizada pela Administração Municipal. O investimento foi de cerca de R$ 300 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Taquari.
O prefeito Maneco destacou que a compra do material só foi possível em função dos cortes de despesas que foram realizados pela prefeitura, como redução dos Cargos de Confianças (CC), em mais da metade, e do número de secretários municipais, que atualmente são apenas dois. “Num momento de dificuldades na saúde em todo o estado, a gente poder fazer a entrega da quantidade de equipamentos que estamos fazendo aqui, com recursos da nossa economia, é um diferencial e uma satisfação enorme para nós. Nada dissos eria possível se o município não tivesse cortado na própria carne para realizar os investimentos”, disse o prefeito, ressaltando que o governo estadual deve R$ 1,5 milhão para Taquari na área da saúde. Maneco também destacou outras aquisições importantes feitas pela administração municipal, como o Raio X digital e o arco cirúrgico, além de destacar a obra de ampliação e reforma da emergência da instituição, que está em andamento.
A aquisição dos equipamentos, entre eles um berço aquecido e um moderno aparelho de ecografia (Ultrassom), é fundamental para que seja restabelecido o serviço de obstetrícia do hospital. De acordo com o prefeito Maneco, as melhoras no bloco cirúrgico, que também são necessárias para a realização de partos na instituição, devem ser feitas em 2019. “A administração municipal está finalizando o projeto do bloco cirúrgico, que precisa ser aprovado pela vigilância sanitária, para, em seguida, realizar as reformas necessárias e reabrir o centro cirúrgico”, explicou o prefeito Maneco.
O presidente da Associação Taquariense de Saúde, que desde 13 de novembro é responsável pela administração da casa de saúde, Gilberto Hermann, destacou a importância da parceria com a prefeitura para a gestão do Hospital São José. “A nossa instituição foi criada em cima de 45 dias. Nós não temos remuneração nenhuma. Eu apareci na reunião e tive que me propor ser presidente. Mas por trás da gente sempre tem alguém pra ajudar e a prefeitura tem sido nossa parceira. Em épocas difíceis, nós recebermos o que estão nos oferecendo aqui hoje, a comunidade agradece pelo empenho de vocês em ajudar o hospital”, declarou o presidente Gilberto. A partir do próximo ano, a Associação Taquariense de Saúde passará a ser presidida pelo bancário aposentado, Aldo Gregory.