Principal / Variedades / Os livros ainda fazem parte da infância

Os livros ainda fazem parte da infância

Em tempos de youtubers, jogos on-line, vídeos e redes sociais, a maioria das crianças e pré-adolescentes dedicam grande parte do seu tempo ao celular, tablet ou computador. As brincadeiras na rua não são mais a prioridade. Ler, então, ocupa menos espaço na vida dos pequenos. No entanto, ainda há os leitores assíduos que entendem a importância do ato ou que fazem por lazer.
Hoje, Dia da Criança, o jornal O Fato Novo mostra o exemplo de dois estudantes do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja que dedicam uma parcela do tempo aos livros.
O estudante do 6º ano, João Pedro Martins de Araújo, 11 anos, é leitor assíduo da biblioteca da escola. Além disso, ele matém leituras em casa e diz que já possui um acervo de 138 livros e revistas. “Prefiro ler”, diz, quando questionado sobre o uso de redes sociais. João Pedro conta que desenvolveu o hábito sozinho e que tem a coleção completa do “Diário de um Banana”. Ele afirma que lê um livro dessa coleção em um dia e meio. Também são da preferência de João Pedro são livros de mitologia, astronomia, astronáutica, química, astrofísica e cosmologia. “Quando crescer, quer ser cosmólogo, astrofísico, astrônomo e químico. Lendo, consigo deixar o texto mais rico em palavras. Consigo aprender o que aprenderia em séries mais avançadas, como, por exemplo, física. Lendo este livro, descobri que as órbitas dos planetas não são esféricas, um círculo; são mas elípticas, mais ovais; que o homem não foi para o espaço, ele saiu da atmosfera da terra e que Laika foi o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra”, conta.
Também estudante do 6º ano, a aluna Pauline Gamalho gosta muito de ler e acredita que aprendeu com a avó. “Ela tem armários de livros em casa e leu quase todos”, conta. Pauline disse que lê à noite em casa ou quando vai viajar e prefere livros de Talita Rebouças e youtubers. “Gosto das histórias e fico querendo saber o que acontece”, justifica. Para o futuro, ela diz que quer ser fotografa e acredita que as leituras vão auxiliar. “Sabemos mais sobre os lugares a vida das pessoas”.
O fato de se dedicarem à leitura não impede que os estudantes tenham tempo para outras atividades. “Faço inglês, catequese, as vezes vou na academia, brinco com as amigas, converso no WhatsApp, vou na lagoa e faço pique-nique”, conta Pauline.
João Pedro mantém outras atividades. “Leio, jogo vídeo-game, faço caça-palavras, converso com meus amigos. Tem horas que prefiro ficar no meu canto lendo e fazendo outras coisas”, diz.
A professora de Português do instituto, Lidiane Alves Cardoso, destaca que o aluno leitor enriquece o vocabulário, dinamiza o raciocínio e interpretação, tornando-se mais crítico. “Hoje, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos os alunos se interessam pela leitura e cabe a nós, professores, a missão de despertarmos esse interesse pela leitura, ressaltar sua importância e benefícios”, completa.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ