A Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Rosa realizou, na quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de setembro, a 2ª Mostra de Literatura, revisitando várias obras clássicas, com o toque de atualidade recriado pelos alunos, que fizeram uma releitura e apresentaram ao público.
Todos os alunos da escola, do 1° ano até o ensino médio, de 6 até mais de 40 anos, fizeram suas salas temáticas, com apresentações artísticas e uma série de atrações. Segundo a vice-diretora do educandário, Fátima Couto, realizar a mostra é muito importante, pois divulga o trabalho dos alunos que estão lendo e desenvolvendo o hábito e o gosto pela leitura. “Os alunos vão lendo durante o ano e fazem um releitura das obras, com o foco principal de propagação de que a leitura traz conhecimento para a vida, até para eles enfrentarem vestibular; o bom índice da nossa escola no IDEB atribuímos, também, a esta questão de prática de leituras”. Ela também destaca que os alunos se dedicam muito confeccionando o cenário e demais atividades e levam tudo muito a sério, escolhendo as obras que vão apresentar. Algumas delas: Alice no País das Maravilhas, Saltimbancos, O Gato Xadrez, entre outras. No local, há oficinas literárias e exposição de trabalhos realizados durante o semestre. O evento foi aberto a toda a comunidade escolar e educandários vizinhos. O público visitante foi acima das expectativas da organização do evento.
Atualmente, a Pedro rosa tem cerca de 400 alunos e funciona nos três turnos, com as modalidades de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Curso Técnico em Edificações e Recursos Humanos.