O Pinheiros perdeu a chance de assumir a liderança isolada do Regional Certel/Sicredi da categoria Veteranos. No último domingo, no Pinheirão, o alvi-verde não fez boa partida e acabou goleado por 4 a 2 pelo Assespe, de Venâncio Aires. Com o resultado, o Pinheiros caiu da segunda para a quarta colocação do ranking. Neste domingo, às 10h, outra vez no Pinheirão, o alvi-verde encerra a sua participação na primeira fase contra o Santa Clara, de Santa Clara do Sul.
O Pinheiros, se vencesse o Assespe, no último domingo, poderia encerrar a rodada com a liderança isolada e praticamente garantiria a sua presença entre os quatro primeiros do ranking. Porém, numa atuação defensiva atrapalhada, o Pinheiros acabou perdendo a invencibilidade e a chance de assumir a ponta da tabela.
Na etapa inicial, o Pinheiros tentou atacar pelos lados do campo para abrir a defesa do Assespe. Porém, o erro no penúltimo e último passe prejudicaram a estratégia. Para piorar, o Assespe usou e abusou de jogadas rápidas nas costas dos laterais do Pinheiros que, com a defesa sempre em linha, por pouco não foi goleado nos primeiros 45 minutos. Foram, pelo menos, quatro chances claras de gol do Assespe em jogadas rápidas de contra-ataque. Porém, quando não faltou pontaria para os atacantes de Venâncio Aires, algum defensor conseguiu evitar a abertura do placar.
Mesmo com problemas defensivos, o Pinheiros também criou boas oportunidades de gol. Aos 13, Cristiano Haetinger cruzou e Evandro cabeceou muito perto da trave.
O Pinheiros tinha a posse de bola quando o Assespe abriu o placar, aos 15 minutos. Após pegar a defesa em linha, Alex Anderson partiu em velocidade, passou pelo goleiro Ricardo e empurrou para as redes, 1 a 0 Assespe.
Atrás, o Pinheiros continuou tentando e, aos 31, quase empatou. Xandi Pinheiro fez lindo passe, Evandro, livre, cara a cara com o goleiro, dentro da área, chutou forte, no canto, mas Vílson, com os pés, fez um milagre e evitou o gol.
No segundo tempo, o Pinheiros nem teve tempo para reagir, pois aos três minutos o Assespe ampliou. Jamir cobrou escanteio e fez gol olímpico, 2 a 0. O Pinheiros descontou aos 23, com Paulinho do Céu. Mas em seguida, Jamir fez mais um e aumentou a vantagem do Assespe, 3 a 1. O Pinheiros, tentando de tudo para chegar ao empate, criou boas chances, mas errou muitos gols, principalmente com Paulinho do Céu, Fabiano e Xandi Pinheiro.
Nos contra-ataques, o Assespe levou perigo e fez mais um, aos 28, com Evandro Thomazi, 4 a 1. Mas Paulinho do Céu, aos 35, de pênalti, descontou mais uma vez e deu números finais ao confronto.
Ainda no domingo, o Santa Clara, em casa, derrotou o XV de Novembro, de Sério, por 2 a 0. O Estudiantes, em Lajeado, goleou o Ribeirense, de Teutônia, por 3 a 0. E o Internacional, também em Lajeado, venceu o União, de Palmas, Encantado, por 1 a 0.
Com os resultados, o Concórdia, de Roca Sales, que folgou na rodada, continua na liderança, com 10 pontos. O Santa Clara é o novo vice-líder, com nove pontos. O Estudiantes é o terceiro, com oito, mesma pontuação do Pinheiros, que está em quarto.
Neste domingo, no Pinheirão, às 10h, o Pinheiros recebe o Santa Clara, em duelo que vale a segunda colocação. Este será o último jogo do Pinheiros na primeira fase, já que folga no dia 30. Diante do Santa Clara, o meia Leandro, lesionado, é dúvida. Alex Bach e Guto devem estar à disposição.