O Pinheiros conseguiu um bom resultado, no último domingo, pela terceira rodada do Regional Certel/Sicredi da categoria Veteranos. Jogando em casa, o alvi-verde venceu, de virada, o Juventude, de Linha Franck, Teutônia, por 3 a 2, e permanece na parte de cima do ranking, em segundo, dois pontos atrás do Concórdia, de Roca Sales, que soma nove pontos e 100% de aproveitamento. Neste final de semana, o Pinheiros folga e só volta a campo no dia 9, quando, em Roca Sales, disputa a ponta da tabela com o próprio Concórdia.
Mesmo sem estar bem na tabela de classificação, o Juventude se mostrou um adversário duro para o Pinheiros, que teve muito trabalho para sair de campo com os três pontos.
Velho conhecido e responsável por eliminações do alvi-verde do Regional em anos anteriores, o Juventude começou bem a partida e, com bom toque de bola, envolveu o Pinheiros nos minutos iniciais. Tanto que abriu o placar aos 12 minutos. Porém, o Pinheiros precisava da vitória e, jogando em casa, não podia deixar escapar a chance. Mesmo envolvido pelo adversários, o Pinheiros teve efetividade e conseguiu o empate aos 19 minutos, quando o zagueiro Gossmann, de cabeça, aproveitou cruzamento de escanteio, 1 a 1.
Apesar do gol de empate, o Juventude continuou melhor e, aos 27, ampliou o marcador. Mas vivendo um momento de instabilidade na competição, principalmente no setor defensivo, o Juventude não conseguiu segurar a vantagem e o Pinheiros, mais uma vez, chegou ao empate, aos 32 minutos. Após cruzamento da ponta direita, Evandro subiu e disputou com o zagueiro. Na sobra, Xandi Pinheiro, de perna esquerda, acertou um chutaço, golaço, 2 a 2.
Depois, o Juventude ainda teve duas ótimas chances para voltar a ficar à frente do placar e matar o jogo, mas faltou pontaria. Numa delas, o atacante desviou do goleiro Ricardo e Grochewiski, em cima da linha, salvou o gol.
A partir daí, o Juventude sentiu e perdeu um pouco o controle do jogo. Momento em que o Pinheiros aproveitou e fez o gol da virada, aos 38 minutos. Após jogada pelo meio-campo, Xandi Pinheiro fez bom passe, Evandro apareceu por trás da defesa, que fez linha de impedimento, e, cara a cara com o goleiro, chutou forte, no canto direito, 3 a 2 Pinheiros.
Na etapa final, o Pinheiros equilibrou o jogo e corrigiu alguns erros de marcação, o que impediu o Juventude de conseguir a reação. Melhor distribuído em campo, o Pinheiros criou as melhores chances. Na mais viva delas, após cruzamento da direita, no segundo pau, Leandro teve a chance de só empurrar para as redes, mas cabeceou para fora, disperdiçando uma oportunidade incrível.
Com a vitória por 3 a 2, o Pinheiros foi aos sete pontos e se mantém na parte de cima do ranking, com dois pontos a menos do que o Concórdia, de Roca Sales, que, até agora, venceu todos os seus jogos pelo Regional.
Além da vitória do Pinheiros sobre o Juventude, mais cinco jogos completaram a terceira rodada do certame. Em Teutônia, o Ribeirense ficou no 1 a 1 com o Assespe, de Venâncio Aires. O Águia Azul, de Fazenda Vilanova, em Teutônia, perdeu a terceira seguida, desta vez por 5 a 2 para o Estudiantes, de Lajeado. O XV de Novembro, em Sério, foi derrotado pelo Concórdia por 1 a 0. Em Santa Clara do Sul, o Santa Clara recebeu o União, de Palmas, Encantado, e também não foi bem ao perder por 3 a 2. Fechando a rodada, em Teutônia, Gaúcho e Internacional, de Lajeado, empataram em 0 a 0.
Neste domingo, somente três jogos pelo Regional Certel/Sicredi da categoria Veteranos. O Santa Clara recebe o VX de Novembro; o Estudiantes, em Lajeado, encara o Ribeirense, enquanto o Internacional, também em Lajeado, pega o União, de Palmas. Folgam Pinheiros, Juventude, Assespe, Águia Azul, Concórdia e Gaúcho.
O Pinheiros só volta a campo pelo Regional no domingo, dia 9, mais uma vez fora de casa. Neste dia, o Pinheiros encara o Concórdia, em Roca Sales, em partida que pode valer a liderança isolada do certame. Depois desta partida, o Pinheiros ainda jogará mais mais duas vezes pelo Regional, ambas em casa, contra o Assespe, de Venâncio Aires, que eliminou o alvi-verde do Regional do ano passado, nas semifinais, e o Santa Clara, de Santa Clara do Sul.
Se a primeira fase encerrasse hoje, o Pinheiros entraria na próxima fase como segundo e, teria pela frente o XV de Novembro, sétimo. No momento, o Pinheiros tem a oitava melhor disciplina, critério que define quem fará o segundo jogo do mata-mata em casa.