Depois de levar o Pelotas de volta à elite do futebol gaúcho, o taquariense Paulo Porto, o Pretão, conseguiu mais um feito no seu currículo de técnico. No último domingo, em casa, o Pelotas goleou por 4 a 0 o Aimoré, de São Leopoldo, e conquistou o título da Divisão de Acesso 2018.
Após o empate em 1 a 1 na partida de ida, o Pelotas entrou em campo precisando vencer por qualquer placar para ficar com o título. E com o apoio da sua torcida, o time de Pretão fez a melhor partida no certame e, com gols de Giovane Gomez, Germano, Gustavo Xuxa e Giancarlo, fez 4 a 0 e ficou com o título.
Este foi o segundo título da segunda divisão do Gauchão de Pretão que, antes, havia conseguido este feito com o São José, de Cachoeira do Sul, em 2002. Acesso é o terceiro que Pretão consegue, já que levou o Clube Atlético Lages à primeira divisão de Santa Catarina, também em 2002. Pelo Pelotas foi a quarta taça erguida por Pretão, que já havia conquistado a Recopa Gaúcha, em 2014, em cima do Internacional, e a Copa Sul-Fronteira e a Supercopa Gaúcha, ambas em 2013.
Pretão disse que “o sentimento é de dever cumprido, pois a torcida do Pelotas estava sofrendo muito com a sua situação, pois via seu maior rival, o Brasil, de Pelotas, na Série B do Brasileirão e seu clube do coração na Segundona Gaúcha. A pressão era muito grande e nosso comprometimento também.
Depois que conseguimos o acesso saiu um peso muito grande, então a equipe se soltou e fez dois grandes jogos na final contra o Aimoré”.
Neste segundo semestre, o Pelotas vai disputar a Copinha, competição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para movimentar os clubes do interior do estado, que deve iniciar na segunda quinzena de agosto. E Pretão estará à frente do time, já que acertou a sua permanência no Pelotas até o final do Gauchão de 2019. “Estou feliz em poder dar continuidade no trabalho num dos maiores Clubes do interior gaúcho”, finalizou o técnico, que já planeja a montagem do elenco para o restante da temporada e para o Gauchão do próximo ano.