O Pinheiros chegou perto, mais uma vez, mas não deu. No último domingo, em Cruzeiro do Sul, na final, o alvi-verde, mesmo jogando melhor, tendo mais posse de bola, volume de jogo, perdeu por 2 a 0 para o Aimoré, de Estrela, e ficou com o vice-campeonato do Regional Certel/Sicredi de Aspirantes.
A confiança era total, inclusive, cerca de 200 torcedores saíram de Taquari para acompanhar o grupo de jogadores na decisão, torceram e empurraram o Pinheiros até o último minuto. Conhecedor das dificuldades que teria pela frente, pois o Aimoré é um time forte, o Pinheiros sabia que só a vitória lhe servia, até porque o adversário tinha melhor campanha e jogava pelo empate, pois o duelo de ida encerrou em 1 a 1.
Desde os primeiros minutos, o Pinheiros foi só pressão, empurrou o Aimoré para o seu campo e rondou a área adversária. Na sua melhor oportunidade do primeiro tempo, o alvi-verde quase abriu o marcador. Aos 24 minutos, após escanteio, a bola foi no segundo pau, o volante João Pedro subiu mais do que o zagueiro Rica e o goleiro Guilherme, e cabeceou para o meio da área. O lateral Wesley foi tirar e chutou para trás. A bola estava entrando, mas Márcio, em cima da linha, evitou o gol do Pinheiros.
Depois deste lance, o Pinheiros ainda insistiu, mas o Aimoré que foi efetivo, teve sucesso e abriu o placar. Aos 29 minutos, Gregory, artilheiro da competição, que, bem marcado, pouco apareceu na partida de ida, deu seu cartão de visita. Na entrada da área, num giro do corpo, o atacante deixou Pixena e Heitor para trás. Sem dar tempo de reação aos adversários, mandou no canto da meta do goleiro Leandro e correu para o abraço, 1 a 0 Aimoré.
O Pinheiros sentiu o golpe e demorou um pouco para voltar ao jogo. Atacando um pouco desorganizado, o alvi-verde cedeu espaços para os contra-ataques perigosos do Aimoré. Por sua vez, o Pinheiros, mesmo abatido com o gol sofrido, ainda levou perigo à meta de Guilherme, com chutes de fora da área de Ricardo e Caminha, mas o placar não se alterou.
Na etapa final, Aimoré recuou e, nos contragolpes, matou a decisão
Na etapa final, precisando fazer dois gols para ficar com o título, o Pinheiros foi ainda mais ofensivo. Tanto que, logo a um minuto, Hígor fez grande jogada, arrancou em velocidade, passou pelos zagueiros, chegou antes do goleiro e deu um leve toque por cima, mas a bola, caprichosamente, passou raspando a trave. Foi a melhor chance do Pinheiros no jogo.
Aos cinco, Darlhing deixou três adversários para trás e, quase dentro da área, na hora do arremate, Márcio salvou e colocou para escanteio.
A partir dos 20 minutos, o técnico Talles Martins começou a alterar jogadores. No desespero, trocou volantes por atacantes, zagueiros por meias, assim como nas últimas decisões. Porém, desta vez não deu certo. O Pinheiros tinha posse de bola no campo do Aimoré, mas não conseguia criar chance clara. Mesmo assim, aos 29, Marcelo cruzou, a bola passou pelo goleiro Guilherme, mas também por Darlhing, que perdeu o tempo de bola e não conseguiu colocar nas redes.
Bem fechado e sem falhar uma vez sequer na defesa, o Aimoré se aproveitou do desespero do Pinheiros e, nos contragolpes, começou a criar chances de gol. Aos 32, Cobrinha recebeu pela direita e, livre, da entrada da área, chutou forte, alto, mas Leandro, com a ponta dos dedos, colocou para escanteio.
Aos 43, o Aimoré, em mais um contra-ataque, criou nova oportunidade. O atacante Maicon, que havia entrado no intervalo, invadiu a área, driblou o marcador, chutou com categoria, venceu Leandro e ampliou, 2 a 0 Aimoré.
Em seguida, aos 44, Caminha recebeu na entrada da área, ajeitou e chutou forte, mas a bola explodiu no travessão. No contragolpe, Bitu ficou cara a cara com Leandro, mas o goleiro, um dos melhores em campo, salvou com os pés e evitou o terceiro gol do Aimoré que, logo após o apito final, comemorou bastante a inédita conquista do Regional Certel/Sicredi de Aspirantes.
O título coroou uma campanha invicta e irrepreensível do Aimoré que, em 16 jogos, obteve 14 vitórias e dois empates, um deles contra o Pinheiros, em 1 a 1, e outro com o União Carneiros, de Lajeado, também em 1 a 1.
Além disso, o Aimoré teve a terceira defesa menos vazada do Regional, com apenas 10 gols sofridos, mas jogou 16 vezes, contra apenas 10 partidas de Inter, de Lajeado, e Floriano, de Bom Retiro do Sul, que sofreram sete e oito gols, respectivamente. Mas o ataque foi o melhor, com incríveis 57 gols, 22 deles de Gregory, o artilheiro do Regional, e 14 de Joe, vice-artilheiro do certame.
A campanha
Pelo segundo ano seguido, o Pinheiros encerrou entre os quatro melhores do Regional de Aspirantes. Em 2015, em 16 jogos, foram oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O ataque marcou 36 gols e a defesa sofreu 20. Os artilheiros foram Ricardo e Hígor, ambos com sete gols. Fizeram parte do grupo Almir, Massinha, Testa, Darlhing, Boca, Fabrício, Pixena, Filipi, Heitor, Hígor, João Pedro, Caminha, Inácio, Leandro, Leo, Leo Martins, Marcelo, Marlon, Oriel, Patrick, Renan, Ricardo, Baby, Thales Machado e Thales Espinoza.