O grande público na Rua Othelo Rosa e a iluminação em frente ao Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, na noite da última segunda-feira, já indicava que era data da tradicional apresentação natalina do educandário. O Natal Luz e Amor, realizado pela escola, encantou os espectadores presentes na sua 13ª edição.
“O repertório estava de acordo com o tema, músicas com letras lindas. Os artistas estavam devidamente preparados, o visual da escola estava muito bonito. Eu sempre estudei no Pereira Coruja, participei de quase todos os Natais e gosto muito de vê-lo mostrando a qualidade do seu trabalho”, fala a professora de dança, Alana Porto Pereira, 28 anos. Ela parabeniza os responsáveis pela apresentação. “Estão dando continuidade ao evento, sem perder a essência e a proposta elaborda pela primeira equipe idealizadora do Natal Luz e Amor, da qual minha mãe, hoje aposentada, fez parte por vários anos”, cita Alana, filha da professora de português Eroci Porto Pereira.
O tema do evento neste ano foi Vós Sois o Sal da Terra e Luz do Mundo. Durante a apresentação, alunos, professores, funcionários e parceiros do educandário ressaltaram a importância da preservação da natureza, dos valores que as pessoas devem manter, do respeito ao próximo, aos idosos, entre outros temas. Também foi apresentada uma música em Libras, pelas alunas do magistério, que foram orientadas pela professora Mariane Gomes e acompanhadas pelo professor Antônio Augusto Machado na guitarra.
As canções tiveram a participação do coral Os Corujinhas, que conta com 180 alunos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Também houve teatro com a Sagrada Família. Além de muitos parceiros, o Natal Luz e Amor contou com a coordenação geral de Maria da Graça Krombauer e com roupas e adereços confecionados pelas funcionárias Maria Aparecida Capelão e Orlandina Santiago.
Brincadeiras e nostalgia marcam a apresentação da Nardy de Farias Alvim
Na noite da última terça-feira, dia 9 de dezembro, os alunos e professores da Escola Estadual Nardy Farias Alvim realizaram sua apresentação de Natal no Palco Tia Helena, na Lagoa Armênia. Com o tema Como é Bom ser Criança, os estudantes realizaram danças ao som de músicas populares durante a infância dos pais e de demais adultos que assistiam, comovidos, ao espetáculo. “Além de reforçarmos as tradições natalinas, todos nós acreditamos que precisamos resgatar as danças, brincadeiras e músicas antigas”, comenta a diretora da escola, Regina Renner de Souza Santos. Segundo ela, a apresentação vem sendo elaborada desde março, com os ensaios acontecendo até mesmo fora do horário das aulas.
Natal da Escola Assunção lota o Theatro São João
A sétima edição do Natal Ceando com Cristo, realizado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Assunção, foi realizado na noite da sexta-feira, dia 4 de dezembro, no Theatro São João. O espetáculo deste ano foi apresentado na forma de um musical, mostrando os talentos dos alunos, professores e funcionários, com espaço para atuação e performance artística de todos. Também estavam presentes, na ocasião, o vice-prefeito André Brito e a corte do 24º Natal Açoriano em Terra Gaúcha.
Pastor Dohms promoveu Natal em Família
Estudantes da Educação Infantil ao 5º ano da unidade de Taquari do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms apresentaram na noite da quarta-feira, 9, o Natal em Família.
As turmas apresentaram músicas, como Um Feliz Natal, de Ivan Lins, e Eterno Aprendiz, de Gonzaguinha, todas acompanhadas dos pais, de alguns dos estudantes, que têm talento para a música. A festa encerrou com todos os professores no palco com seus familiares, cantando Cuida de Mim, da Angélica.
La Salle leva o clima natalino à praça do bairro
A apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle ocorreu na praça do Triângulo, no Bairro São João (Retatec). O evento foi realizado em parceria com a associação de moradores do bairro e intitulado Luzes de Natal. A apresentação teve que ser transferida do dia 1º de dezembro para a última terça-feira em virtude de chuva.
Houve músicas natalinas cantadas pelo coral da escola, danças e canções, interpretadas por alunos, professores e convidados. Dois alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) dançaram em uma representação da bailarina e do soldadinho de chumbo. Também teve encenação do nascimento de Jesus com os alunos.