A situação do Colorado ficou complicada. Isso porque, no último domingo, no Estádio Martins, o clube do Leo Alvim Faller não fez boa partida e apenas empatou em 1 a 1 com o Juventude, de Linha Franck, Teutônia, na partida de ida das semifinais do Regional Certel/Sicredi da categoria Veteranos. Agora, na volta, em Teutônia, neste domingo, o Colorado precisa vencer no tempo normal para ficar com a vaga na final, pois o adversário tem melhor campanha e joga por novo empate.
Depois da grande atuação diante do Santa Clara, quando confirmou a vaga entre os quatro com goleada por 4 a 0, o sentimento de confiança do grupo era total. Até mesmo o meia Xandi, que havia sido punido com dois jogos pela expulsão no primeiro duelo contra o Santa Clara, teve a suspensão reduzida para uma partida e pôde entrar em campo. Então, com time quase completo, com apenas o meia Evandro, lesionado, ausente, o Colorado foi para o confronto com o Juventude, clube responsável pela eliminação deste mesmo grupo de jogadores no Regional do ano passado, porém, representando o Pinheiros.
Mesmo amarrado na forte marcação do Juventude, o Colorado chegou aos nove minutos, quando Cristiano chutou, a bola bateu na mão de um defensor e o árbitro Taxa nada marcou.
Depois, o Juventude começou a explorar as costas dos laterais do Colorado, impôs muita dificuldade e assustou várias vezes.
Mesmo acuado, o Colorado ainda conseguiu criar a sua melhor chance no primeiro tempo aos 20 minutos. Após boa tabela com Paulinho do Céu, Xandi ficou cara a cara com o goleiro Marcelo, mas chutou para fora. E aos 45, num contra-ataque, Jaime ficou de frente para o gol e chutou forte, no canto, mas Pau de Fumo salvou e evitou o gol dos visitantes.
Na etapa final, o Colorado voltou melhor, mais agressivo e, logo aos dois minutos, Cristiano fugiu pela direita, foi no fundo, cruzou e o zagueiro cortou o cruzamento com a mão, pênalti claro não assinalado por Taxa, para desespero do Colorado. Aos seis, Paulinho Pimenta experimentou de fora da área e a bola passou perto da trave. Aos oito, Xandi cruzou, Benini falhou, Setezinho desviou de cabeça e Marcelo salvou em cima da linha.
O Juventude deu uma respirada e respondeu aos 15 minutos. Borgelt chutou cruzado e Pau de Fumo salvou. No rebote Jaime chutou e Alex Bach evitou o gol.
O Colorado era melhor e pressionava quando o Juventude achou o seu gol. Aos 18 minutos, Benini deu um chutão e pegou a defesa do Colorado em linha. O goleiro Pau de Fumo saiu do gol e furou, errou a bola, que caiu nos pés de Ito, que só teve o trabalho de chutar para o gol e correr para o braço, 1 a 0 Juventude.
O Colorado sentiu o gol e demorou para voltar ao jogo. Aproveitando-se deste momento de instabilidade emocional do clube do Leo Alvim Faller, o Juventude quase ampliou aos 23. Bili chutou de fora da área e Pau de Fumo fez grande defesa. No rebote, Borgelt cruzou rasteiro e ninguém empurrou para o gol.
Aos 25, o Colorado perdeu ótima chance de empate. Cristiano fez boa jogada pela esquerda, cruzou, a bola passou por todo mundo e encontrou Guto livre, dentro da pequena área, mas o atacante não pegou bem na bola e finalizou para fora.
O Colorado, desesperado, se desorganizou a partir dos 30 minutos com algumas alterações do técnico José Geraldo Pereira, o Fuso, e não conseguiu trocar sequer três passes. Na base do abafa, do “vamo que vamo”, o clube de Taquari chegou ao empate aos 36 minutos. Toquinho cobrou falta da entrada da área, o goleiro Marcelo falhou e a bola entrou, 1 a 1. Mas logo em seguida, quase que o Juventude desempatou. Kliks acertou um chutaço do meio da rua, mas Pau de Fumo buscou no ângulo e evitou o gol.
Com o empate, o Colorado vai a Teutônia, no próximo domingo, sem poder pensar em outro resultado que não seja a vitória, pois outro empate dá a vaga na final ao Juventude, que tem melhor campanha. Para esta partida, o técnico o Fuso deve manter a escalação que iniciou no último domingo. O único desfalque é o meia Evandro, lesionado. A provável escalação tem Pau de Fumo; Marcinho, Luciano (Alex Bach), Édson e Toquinho; Bicudo, Paulinho Pimenta, Setezinho e Xandi; Cristiano e Paulinho do Céu (Guto).
Na outra semifinal, em Encantado, o União, de Palmas, atual campeão, recebeu o Arroio do Ouro, de Estrela, e tirou a vantagem do empate do adversário ao vencer o duelo por 2 a 1. Na volta, neste domingo, em Estrela, o União joga pelo empate. O Arroio do Ouro precisa vencer para levar a decisão para os pênaltis.