A partir deste domingo, 8 de novembro, a Praça da Matriz será o novo espaço para manifestação cultural. O projeto Portal das Artes, liderado pela coordenadoria de Cultura da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, reunirá artistas, artesãos, músicos e expositores em geral no centro da cidade, das 14h às 19h.
A iniciativa não acarretará custos para a Prefeitura e proporcionará renda aos participantes. “Será um espaço democrático, onde cada um fará parte do seu jeito, divulgando e comercializando seus produtos diretamente com o público”, explica a coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas.
A ação é realizada em municípios vizinhos, como Lajeado, e, para aprimorar a ideia em Taquari, Sabrina diz que fez visitas para ver como funcionam. Com o objetivo de regulamentar o comércio e o funcionamento de feiras livres em Taquari, o Poder Público encaminhou projeto de lei ao Legislativo, que foi aprovado pelos vereadores. “Essa proposta também busca o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao pleno exercício da cidadania, promovendo a valorização e a difusão do trabalho artesanal e de seus agentes, a formação de mercado, de apreciadores, e o fortalecimento do setor”, conta Sabrina.
Conforme a coordenação de Cultura, um bom número de pessoas está confirmada para o encontro. Não há taxa de inscrição ou mensalidade para expor os trabalhos. “Os interessados ficarão responsáveis por seus estandes”, destacou. A Prefeitura providenciará caixas de som e microfone para os músicos que forem se apresentar. Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição na recepção do Centro Administrativo da Prefeitura ou no Museu Casa Costa e Silva, das 7h às 13h. Em caso de chuva, o evento será transferido para o domingo, dia 15.
Conforme Sabrina, a segunda edição do Portal das Artes já está confirmada para o dia 13 de dezembro. “Entendemos que a tradição das feiras nas praças deve permanecer viva como um movimento divulgador da cultura, da arte e da gastronomia de Taquari. Essa formatação e essa proposta têm o interesse de revitalizar locais comunitários e firmar parcerias com os frequentadores das feiras, para que assumam o compromisso de gestores de seus talentos”, finaliza.