Principal / Região / FAZENDA VILANOVA: Decretada Situação de Emergência no município

FAZENDA VILANOVA: Decretada Situação de Emergência no município

A administração de Fazenda Vilanova divulgou que, na sexta-feira, 07 de janeiro, o prefeito Amarildo Luis da Silva assinou o Decreto de Emergência para o município de Fazenda Vilanova devido à falta de chuvas.

“A publicação tem aval do escritório municipal da EMATER-RS/Ascar, por meio de Relatório de Estimativas de Perdas, secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Conselho Agropecuário e Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, diante dos prejuízos identificados no setor primário, como a agricultura e a pecuária”, diz nota oficial.
O decreto aponta que o levantamento já identificou prejuízos de grande monta nas culturas de milho, soja, piscicultura e criação de animais, como gado leiteiro e de corte, além de suínos e aves. As perdas, de acordo com o relatório, causarão grandes efeitos financeiros para os produtores, impossibilitando o cumprimento das obrigações assumidas junto às instituições bancárias e fornecedores de insumos e produtos, com consequentes reflexos na economia urbana.
O Executivo Municipal solicita a intervenção do Poder Público estadual e nacional na abertura de poços para armazenamento de água para amenizar os problemas. Outra preocupação é que as previsões climáticas indicam situação anormal prolongada, com indicação de intensidade de calor e estiagem duradoura.
Sendo assim, fica decretada a Situação de Emergência em todo o território de Fazenda Vilanova. Várias atividades de racionamento deverão ser promovidas pela administração municipal e órgãos competentes, como a assistência à população afetada pela seca e a dispensa de licitação para aquisição de bens necessários à resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, de acordo com legislação vigente. Será admitido ao município em Situação de Emergência a abertura de crédito extraordinário para atender despesas imprevisíveis e urgentes. Ainda será buscado apoio de programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário para auxiliar a população atingida. Dentre as ações, poderá ocorrer a renegociação de dívidas do PRONAF, atendimento da Defesa Civil, entre outras possibilidades.
Fica proibido o uso de água para abastecimento e substituição de água de piscinas, irrigação de gramados e jardins, para lavagem de veículos, utilização de lava jatos de uso doméstico, bem como lavagem de calçadas, telhados e similares. O setor de Fiscalização da Prefeitura está a cargo das orientações. Este Decreto tem validade por 180 (cento e oitenta) dias, a partir desta data.
Prefeito Amarildo entende que o momento é de muita conscientização. “Estamos diante de uma grande estiagem e de previsões nada animadoras. Racionalizar a água é a única alternativa para que possamos enfrentar e superar este período de estiagem”, observa o chefe do Executivo.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ