Principal / Geral / Os livros estão de volta à praça

Os livros estão de volta à praça

A apresentação da Orquestra Municipal de Imigrante marcou, na noite da quarta-feira, a abertura da 5ª Feira do Livro de Taquari. O evento vai até sábado, na Praça da Bandeira, com programação para todos os públicos. Hoje, à noite, às 19h30min, haverá show musical de “Os Fagundes”, grupo gaúcho de música nativista, formado por Bagre, Neto, Ernesto Fagundes e Paulinho, conhecidos por interpretar canções, como Canto Alegretense e Origens.

A feira é realizada pela Prefeitura de Taquari, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) de Venâncio Aires. A patrona desta quinta edição, a diretora do jornal O Taquaryense, Flávia Terezinha Saraiva Dias, 90 anos, foi quem tocou a sineta, na noite da quarta-feira, marcando a abertura oficial do evento. Ela destacou que “ser patrona da feira equivale a um prêmio que se recebe uma única vez, mas que vale para uma vida inteira”. Lembrou o trabalho do seu avô, Albertino Saraiva, fundador do jornal, e de seu pai, Plínio Saraiva, que trabalhou até os 101 anos, e utilizou uma frase dele, adaptando-a, para encerrar o seu discurso. “Viva a Feira do Livro de Taquari!”
O prefeito André Brito falou sobre a importância da leitura. “Talvez, alguns não consigam ter o entendimento, a dimensão e a importância do que seja uma feira do livro. A leitura é um aprendizado constante da nossa vida. A leitura nos leva a viver fortes emoções, grandes histórias, a conhecer novas realidades, interpretar as realidades, os seres humanos, as nossas relações sociais, um aprimoramento constante do nosso conhecimento, é a nossa evolução espiritual com o ser humano. Nestes tempos difíceis em que sucumbimos à tentação dos telefones e dos notebooks, não ficamos tão atentos à importância de um livro. Atrás do livro tem um escritor que viveu uma história e nos traz essa história. A feira deve ser o entusiasmo constante à nossa juventude, adolescentes e crianças à leitura”, destacou.

Orquestra abriu sua turnê em Taquari

A apresentação da Orquestra Municipal de Imigrante marcou a abertura da feira, na noite da quarta-feira, e o início da turnê Cidades Gaúchas. Durante cerca de 60 minutos, clássicos da músicas foram relembrados pelo grupo regido pelo maestro Astor Jair Dalferth. A turnê segue por mais 12 cidades e estão previstas apresentações em Bento Gonçalves, Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, Farroupilha, Feliz, Gramado, Canela, Ivoti, Nova Petrópolis e Carlos Barbosa. O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet, através do Ministério do Turismo, Cultura e Secretaria Especial da Cultura.

Boa expectativa entre os feirantes

O escritor e expositor Pedro Marodin, de Porto Alegre, está na feira de Taquari com a BiblioVan, um projeto itinerante de literatura e arte, de sua autoria. O veículo é carregado de livros de variados tipos, desde literatura brasileira, autoajuda, biografias, infantil, juvenil e espiritualidade. Além da venda de livros, há o serviço de empréstimo das obras. Quem desejar, pode retirar o livro e fazer a devolução até o encerramento da feira, no sábado. É necessário apenas passar o nome, número do RG e do telefone. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, com realização do governo Federal e Estadual através do edital de Aquisição e Bens e Materiais, realizado pela Secretaria da Cultura, em 2020.
Para ele, retornar aos eventos é uma alegria. “Aqui em Taquari é a minha segunda grande feira. A expectativa é boa. Não queremos aglomeração, mas que venham com todos os cuidados, máscara, temos álcool em gel. Sou poeta, o meu valor, o que eu ganho é ver as pessoas felizes quando eu mostro que existe o belo atrás das coisas. O dinheiro é só uma forma de bancar as despesas.
O expositor Olmar Fiomar, da livraria Nobre Book, de São Leopoldo e Tramandaí, está pela primeira vez na feira de Taquari, mas, desde setembro, tem percorrido outras pelo Estado. “A expectativa aqui em Taquari é boa, de boas vendas”, diz. Pela experiência de outros eventos, ele diz que as pessoas estão comparecendo e adquirindo obras.

Estudantes aproveitam para iniciar na leitura

O estudante do Instituto Pereira Coruja, Pedro da Silva, 11 anos, esteve na feira na manhã da quinta-feira, levado pela professora, e comprou o seu primeiro livro. “To experimentando, pela primeira vez, comprar mangá, gosto de assistir à anime (animação) e comprei para verr se é tão bom quanto. Geralmente não tenho o hábito de ler, mas vou tentar ler mais”, disse.
O pequeno Miguel Dutra Vargas, 9 anos, aluno do Instituto Pereira Coruja, comprou um gibi, também seu primeiro livro adquirido. “Não sou muito de ler, mas vou tentar”, salienta.

PROGRAMAÇÃO

19/11 – Sexta-feira
8h – Abertura da visitação às livrarias.
8h – Animação cultural, com Vivandeiros da Alegria.
9h – Palestra TERRAGRITA, de Paulo Corrêa.
10h – Literatura e Rock, com Vinícius Rodrigues.
11h – Animação cultural, com Vivandeiros da Alegria.
13h30 – Animação cultural, com Vivandeiros da Alegria.
14h – Palestra TERRAGRITA, de Paulo Corrêa.
15h – Animação cultural, com Vivandeiros da Alegria.
15h30 – Literatura em quadrinhos, com Vinícius Rodrigues.
16h30 – Contação de História – “Toninho Pescador”, com o Poeta Pedro Marodin.
19h30 – Show musical com Os Fagundes.
21h – Encerramento das atividades do dia.

20/11- Sábado
10h – Abertura da Feira com visitação aos livreiros.
10h – Animação cultural, com Vivandeiros da Alegria.
10h30 – Atividades das escolas do Município.
14h – Atividades das escolas do Município.
16h – Animação cultural, com Vivandeiros da Alegria.
17h – Contação de História – “Toninho Pescador”, com Pedro Marodin.
18h – Encerramento da Feira do Livro 2021.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ