Principal / Geral / Buscando conter avanço do coronavírus, fiscalização será intensificada em eventos

Buscando conter avanço do coronavírus, fiscalização será intensificada em eventos

As ações de fiscalização em casas de eventos e locais de aglomeração serão reforçadas, neste final de semana, em Taquari. Os servidores da Prefeitura terão o apoio da Brigada Militar.

Desde o dia 18 de outubro, segunda-feira, é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação para entrar em locais de eventos que têm maior número de público. Vamos estar fiscalizando esses locais para ver se estão cumprindo com essa exigência. Também, o número de pessoas que, pelo decreto estadual, é de 50% da capacidade conforme o Plano de Prevenção Contra Acidentes (PPCI) ou o do Alvará”, destacou a fiscal da Prefeitura, Carla Lautert, em entrevista ao programa Mistura Fina Online de quinta-feira, 21 de outubro.
Ela explicou ainda que a atuação da fiscalização adapta-se conforme a necessidade da pandemia. “Como os números estavam baixos, com dois ou três casos ativos, a fiscalização não estava sendo tão ostensiva, mas com o aumento faz-se necessária uma fiscalização mais ativa, principalmente, nos locais que dão aglomeração de pessoas”, completou.
Conforme o decreto estadual, para a realização de eventos com até 400 pessoas não é necessária a autorização do Município, mas é preciso apresentar o comprovante de vacinação. “A fiscalização está trabalhando junto da população para enfrentarmos esse vírus, que os casos diminuam, que não haja óbitos nem superlotação de leitos de UTI. Trabalhamos para o bem de todos”, destacou Carla.
O número de casos ativos teve um grande aumento nesta semana. Na quinta-feira, 14, eram 19 pessoas infectadas e na terça-feira, 19, chegou a 55 identificados com o vírus, um aumento de 189%.
A coordenadora da saúde, Etiene Marques, que também participou do programa, disse que os casos novos de coronavírus ocorreram em situações muito pontuais e, para controlar o avanço, as pessoas que tiveram contato com positivados foram testadas. ‘Tomamos medidas para conter a proliferação nestes núcleos específicos. Foram mais de 250 testes aplicados para conseguir conter o avanço e, por aquilo que está se desenhando, conseguimos reduzir um pouco desse índice”, afirmou a coordenadora da Saúde.
A Prefeitura vai aguardar os próximos dias, após as ações iniciais de contenção da proliferação do vírus, para definir possíveis novas medidas, como uma testagem em massa da população. “Essa falsa sensação de normalidade também está trazendo esse aumento de casos porque a pandemia não terminou (…) Temos que ter a ideia de que a responsabilidade para esses casos diminuírem é que sejam preservados os protocolos, uso de máscara e de álcool em gel. Temos que nos adaptar a esse novo normal, que requer o uso desses itens”, destaca a coordenadora da Saúde.
Ela também fez um apelo às pessoas com 18 anos ou mais a buscarem se imunizar. “Esse grupo da população está procurando muito pouco a vacinação”, disse.

Aumento de casos e mais um óbito

A secretaria da saúde de Taquari registrou, na última semana, um grande aumento no número de casos ativos de coronavírus. Na quinta-feira, 14 de outubro, eram 19 pessoas isoladas com a covid-19. No dia seguinte, passou para 28 casos ativos, um aumento de 50%. Na terça-feira, 19 de outubro, eram 55 casos ativos (em relação à quinta-feira, o aumento foi de 189%). Ontem, a secretaria da Saúde registrava 32 casos ativos e 25 pessoas aguardando resultado de exames. Há 153 pessoas em isolamento.
Conforme o boletim da secretaria da Saúde, da manhã de ontem, na UTI Covid-19 do hospital São José, a ocupação era de 40%, sendo duas pacientes de Taquari (mulheres com 73 e 55 anos), um homem de Lajeado e um de Veranópolis. Nos leitos clínicos para tratamento da covid-19, havia uma mulher, de Taquari, com 86 anos.
Nesta semana, também foi registrado o 75º óbito decorrente do vírus em Taquari. Um homem, com 77 anos, faleceu na noite da terça-feira. Ele estava internado na UTI covid-19 do Hospital São José e, conforme a Prefeitura, tinha comorbidade. Este é o terceiro registro de morte decorrente do coronavírus neste mês.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ