Principal / Geral / Prefeitura inaugura creche neste sábado

Prefeitura inaugura creche neste sábado

A partir da próxima segunda-feira, uma centena de crianças poderá estudar na escola de educação infantil Darcy Ribeiro, no bairro Leo Alvim Faller. A creche será inaugurada neste sábado, 16 de outubro, às 10h.

A obra iniciou em junho de 2016, com investimento de R$ 1.210.258,76, de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo Federal. A capacidade é para 120 alunos, mas, durante a pandemia, deve receber cerca de 100 crianças.
O prefeito André Brito destaca que a conclusão da creche é um sonho realizado. “Essa é mais um conquista de todos e para toda nossa gente. Um investimento muito importante para o bairro e a cidade, com mais vagas, qualidade e segurança para toda a população. Estamos com o mobiliário todo novo, prontos para receber os alunos”, salientou.
André Brito também informou que, além da creche, a Prefeitura projeta a implantação de quadra esportiva e pracinha no local. “Virão a somar na qualidade da educação oferecida por nós nesta creche”, destacou o prefeito.
A abertura de novas vagas proporcionada pela escola possibilitará a redução de cerca de 80% da fila de espera por creche. Segundo a coordenadora municipal de Educação, Maristel Charão, atualmente pouco mais de 100 crianças aguardam vagas e em torno de 85 serão matriculadas na nova escola. O restante das vagas, cerca de 15, serão destinadas a alunos já matriculados na rede municipal, mas que estão em turmas de escalonamento, ou seja, frequentam a sala de aula em uma semana e, na outra, ficam em casa. Isso tem ocorrido em algumas turmas das escolas Vó Laura (Colônia 20) e Paulo Freire (Praia), devido ao espaço reduzido dos educandários e as medidas de distanciamento necessárias durante a pandemia.
A coordenadora de educação, Maristel Charão, e a coordenadora pedagógica, Lisiane Altmann, explicaram a organização das vagas em entrevista ao programa Mistura Fina On-line, produzido pela rádio web O Fato na última quarta-feira, 13 de outubro. O vídeo pode ser acompanhado na página Jornal O Fato, no Facebook, e no canal O Fato Jornal, no Youtube.

Por que Darcy Ribeiro?

Nesta semana, o prefeito André Brito fez uma publicação em sua rede social, destacando a escolha do nome Darcy Ribeiro para a creche. Ele disse que, na época em que foi iniciado o projeto, a professora Maria Consuelo Saraiva Dias, a Teteia, era secretária municipal de Educação e a sugestão do nome partiu dela. Darcy Ribeiro foi antropólogo, educador e romancista. Nasceu em Montes Claros (MG), em 26 de outubro de 1922, e faleceu em Brasília, em 17 de fevereiro de 1997. Participou, com Anísio Teixeira, da defesa da escola pública por ocasião da discussão de Lei de Diretrizes e Bases da Educação; criou a Universidade de Brasília, de que foi o primeiro reitor e, nos anos de 1980, coordenou o Programa Especial de Educação e implantou os Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto revolucionário que dava assistência em tempo integral, incluindo atividades recreativas e culturais. “Tenho certeza de que lá de cima a Teteia está feliz em ver a conclusão e inauguração desta obra”, disse o prefeito.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ