Principal / Região / Aposentado constrói réplica de atafona

Aposentado constrói réplica de atafona

O morador da rua São Paulo, no Centro, Alcir Souza da Silva, 75 anos, ocupou seus dias, nos últimos meses, com a construção da réplica de uma máquina que não é mais vista atualmente.

Em madeira e para demonstração, ele fez uma atafona-engenho de moer grãos, manual ou movido por animais – utilizada nos séculos 18 e 19 para a produção de farinha de mandioca. Alcir conta que seu pai, Antônio Bernardo da Silva, construía, montava e reformava a máquina utilizada na propriedade da família e ele acompanhava todo o processo. “Eu trabalhava com o pai, aprendi com ele e quis fazer para mostrar para a juventude como era uma atafona. Eu me considero um dos poucos antigos que sabem fazer. Não copiei, foi tudo de acordo com o que vi. Meu sogro, Pedro Gomes da Silva, também tinha atafona e a gente fazia a manutenção.”
A máquina construída por Alcir é a reprodução de um engenho acionado por tração animal ou por uma roda d’água. No processo, a mandioca sem casca é raspada, triturada, prensada e vai para o forno onde é torrada e peneirada.
Os discos que controlam a velocidade dos moedores foram torneados na pequena oficina que ele mantém nos fundos de casa, onde tem uma serra- fita construída pelo aposentado, há mais de um ano. Para ele, o mais difícil foi a falta de um gabarito para recorte das peças e montagem da máquina. “Tive que fazer tudo medindo com o parquímetro, então deu uma baita mão de obra porque a gente não tem leitura. Só que a gente é muito curioso e tem vontade de fazer as coisas”, destaca. Alcir é mecânico aposentado e conta que tem conhecimento básico em carpintaria e ferraria.
A máquina que ele reproduz será vendida, mas antes deverá ser levada para a Prefeitura de Fazenda Vilanova onde ficará em exposição.

Além disso, verifique

TABAÍ: Serventes de escolas municipais alertam para possível greve

Nesta semana, as serventes de escolas municipais emitiram uma nota oficial, relatando que no final ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ