Principal / Geral / Roteiro Freguesia das Figueiras deixa turistas encantados

Roteiro Freguesia das Figueiras deixa turistas encantados

O roteiro “Freguesia das Figueiras”, no interior de Taquari, recebeu um grupo de 40 turistas no domingo, 15 de agosto. Os visitantes de Lajeado, Estrela. Arroio do Meio, Capão da Canoa, Carazinho e Marques de Souza realizaram uma caminhada de treze quilômetros, adentrando em diversas propriedades rurais, conhecendo trilhas, além da história dos lugarejos e realização de degustação da comida típica açoriana e portuguesa. O grupo seguiu os protocolos de higienização, conforme a Prefeitura de Taquari.

O projeto do roteiro Freguesia das Figueiras surgiu, segundo a Prefeitura, através da formação e qualificação das pessoas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), contando com apoio do Município, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e do Sindicato Rural.
O roteiro envolve os empreendimentos “Delícias do Morro da Cabrita”, “Atafona Martins”, “Cabanha Duas Figueiras”, “Sítio da Ana” e “Cervejaria Morro Pelado”. O passeio piloto ocorreu em março de 2020, mas devido à pandemia de COVID-19, acabou sendo paralisado.

Encanto para os visitantes

Para a jornalista de Lajeado, Laura Peixoto, 63 anos, foi uma grata surpresa o passeio em Taquari. “Eu faço estas caminhadas da colônia desde que iniciou, em 2011. É um projeto bacana, que integra o pessoal que mostra as belezas do interior e as tradições, culturas e culinária. O turismo aqui pertinho, nas vizinhanças do Vale do Taquari.”
Laura conta que ficou surpreendida com a acolhida e com as delícias do roteiro, como tomar café da manhã sob uma figueira centenária, visitar a sede de uma cervejaria e ver restaurações de casas históricas no interior. “Estas atitudes emocionam muito, quando se depara com alguém restaurando bem lá no interior. O turismo passa pela preservação, sem dúvida. Gostei demais do povoado de Júlio de Castilhos e a trilha do Morro da Cabrita”, relata Laura.
Para a jornalista, também foi um resgate de suas raízes. “Reconhecer a cultura açoriana nas minhas raízes, que passa pelos sobrenomes Ramos, Peixoto, Oliveira, foi muito gratificante, fiquei muito feliz e eu senti um orgulho daquilo que apresentaram. Normalmente, só alemães e italianos, eu fiquei muito orgulhosa desse passeio em Taquari.”
A professora de Lajeado, Izolde Maria Schneider, 63 anos, também participa das caminhadas da colônia há alguns anos. “Esta caminhada foi uma experiência única, pelas belezas dos lugares, o carinho e a dedicação dos organizadores, pela bela recepção típica da origem destas comunidades. Amei conhecer um pouquinho destes encantos.”

Organização

A caminhada de domingo foi organizada pelo jornalista de Lajeado, Alício Assunção, e faz parte do Roteiro das Colônias. “O roteiro Freguesia das Figueiras é um ótimo produto turístico, resultado do esforço da comunidade apoiada pelo poder público, Sabrina e Senar. Na próxima semana, estaremos reunidos com os empreendedores para dar início ao processo de comercialização. Taquari está de parabéns, saímos daí encantados”, elogia Alício.
Conforme Elizete Cardoso, empreendedora rural, que faz parte do projeto, reuniões estão sendo realizadas para definir como e quem vai comercializar o roteiro. “Visto que, tínhamos o seu Oládio, que faria essa venda, porém por motivos pessoais ele não está mais participando. Esse final de semana, o Alicio Assunção que organizou o grupo que faz parte do Caminhos da Colônia, mas foi uma exceção, o nosso roteiro será feito com transporte fretado pela agência que comercializar”, explica Elizete.

Origem da Freguesia das Figueiras

Conforme a secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, “freguesia é uma referência à herança da comunidade taquariense, fundada em 1849 e referenciada como uma paróquia ou uma pequena comunidade circunscrita à igreja ou capela local. Já a figueira branca é uma árvore característica da mata atlântica, cujos frutos comestíveis e a sombra frondosa reúnem insetos, aves, roedores, mamíferos, répteis e pessoas”. Sabrina Freitas, coordenadora da secretaria lembra que “por coincidência, todas as propriedades do roteiro exibem, orgulhosamente , figueiras.”

O Roteiro

Delícias do Morro da Cabrita

Localizado na Linha Júlio de Castilhos, o Morro da Cabrita é acessado por uma trilha em meio a mata nativa e arroio, em trajeto de dois quilômetros. Num paredão, uma figura moldada pelo tempo representa o animal. Na propriedade, uma família comercializa pães, biscoitos, broas e geleias produzidos no local.

Atafona Martins

Na localidade de Amoras, os visitantes acompanham a preparação da farinha de mandioca, do polvilho e da tapioca. A Atafona Martins oferece bejus recheados, farinha, massa de tapioca e diversos outros produtos.

Cabanha Duas Figueiras

Em Arroio do Potreiro, na Cabanha Duas Figueiras, a vivência é de um dia no campo. Entre os atrativos, estão cancha de tiro de laço, galpão de fandango, animais e passeios de charrete. Na gastronomia, o destaque fica por conta da costeleta de porco caseiro assado ao molho de geleia com pimenta, acompanhada de quibebe e outras delícias características da região. No inverno, o tradicional preparo taquariense, o fervido.

Sítio da Ana

Nesse local, os visitantes conhecem o plantio orgânico de vegetais e morangos, além de colher os próprios produtos que quiserem adquirir. O local fica às margens da RSC-287, em Amoras.

Cervejaria Morro Pelado

Também em Amoras, tendo como sede um casarão centenário, herança da colonização açoriana, está uma fábrica de cerveja artesanal, onde é possível conhecer o processo de fabricação da bebida e adquiri-la em embalagens de consumo ou para presente.

(Roteiro fornecido pela Prefeitura de Taquari)

Além disso, verifique

Número de casos de Covid-19 é o mais alto desde o início da pandemia

Taquari vive mais um momento crítico em relação ao coronavírus. Depois de iniciar a testagem ...

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ