Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Presidente da Famurs assume cadeira na diretoria da Confederação dos Municípios

MISTURA FINA: Presidente da Famurs assume cadeira na diretoria da Confederação dos Municípios

Prestes a concluir o mandato como presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), o ex-prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, assumirá uma cadeira na direção da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ele integra o conselho de representantes regionais, na cadeira da região Sul.
No programa Mistura Fina Online do jornal O Fato (pela rádio web), na manhã da segunda-feira, 14, Maneco disse que o convite para integrar a diretoria da CNM surgiu através da convivência na Famurs, com o ex-prefeito de Mariana Pimentel, Paulo Ziulkoski, que está retornando à presidência da CNM. “O convite me deixou muito lisonjeado, muito orgulhoso”, salientou. A CNM é um colegiado formado por prefeitos e ex-prefeitos, com decisões de nível nacional, relacionadas às pautas do Congresso e Governo Federal, os quais estabelecem as regras e programas dos municípios. “Poder estar junto, colaborar e participar desse tipo de decisão é muito bom e ajuda a gente a engrandecer cada vez mais as cidades do Rio Grande do Sul, especialmente, e obviamente, a partir da pressão da CNM, estabelecer condições mais igualitárias para que os municípios possam atender melhor às expectativas das pessoas, porque o cidadão cobra das prefeituras, e têm que cobrar, mas muitas vezes situações que não são de responsabilidade da prefeitura. Aqui, em Taquari, por exemplo, boa parte dos exames e cirurgias são de responsabilidade do governo do Estado. Quanto ao custeio das creches, o governo Federal obriga que os municípios coloquem as crianças nas creches, o Ministério Público cobra, mas o Município não recebe para fazer corretamente e fazer o custeio desse investimento. São situações que precisam ser melhor equilibradas do bolo de impostos do país; os municípios ficam com cerca de 17% ou 18%, e mais de 50% fica no governo Federal e essa é uma briga antiga da CNM”, afirmou. O cargo na confederação é de três anos.
A gestão de Maneco à frente da Famurs encerra no dia 8 de julho, mas, antes disso, haverá o lançamento de um livro sobre o Ciclo de Grandes Debates, realizado no seu mandato, reunindo as ideias e as personalidades envolvidas – como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o ex-governador de RS, Tarso Genro, e o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes – em uma série de palestras realizadas desde agosto de 2020.
Maneco disse, ainda, que, após deixar a presidência da Famurs, vai continuar na política, buscando ajudar as pessoas.”Para isso, obviamente, vou construir com as pessoas que estão comigo e o partido, o melhor caminho a tomar a partir do mês de julho”, afirmou, completando que vai reabrir o escritório de advocacia.
Sobre a preferência por concorrer a um cargo para o Executivo ou ao Legislativo, ele diz: “Não é a gente que escolhe qual cargo concorrer, é um passo de cada vez.”

 

Suplente do PSB assumirá cadeira por uma semana

O primeiro suplente do PSB, Vítor Espinoza,que obteve 270 votos na eleição para vereador, assume cadeira do partido no Legislativo, na próxima semana. Ele permanecerá no cargo até o dia 30 de junho, durante a licença do colega de partido, Felipe Reis.
Vítor Espinoza já está buscando colocar suas ideias em prática e protocolou, na Câmara de Vereadores, diversos projetos de lei, entre eles, o de Criação da Semana Municipal de Doação de Sangue e Medula Óssea em Taquari; o que institui o programa de fornecimento da agricultura familiar; o que simplifica a regularização de terreno em Taquari; o que autoriza o município a firmar parceria para estágio ou contração, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), de uma psicóloga para atendimento de crianças menores de 12 anos; o que institui o programa “Fala Comigo”, inserido na programação do Setembro Amarelo; o que cria a Semana Municipal do Ciclismo; o que incentiva a criação de hortas comunitárias em escolas públicas, creches, praças e locais públicos; o que cria e incentiva as casas de passagens para animais abandonados e o que regulamenta o horário de funcionamento do comércio de supermercados aos domingos.

 

Prefeitura anuncia liberação de emenda do Deputado Paulo Pimenta

O prefeito André Brito recebeu, nesta semana, a confirmação da liberação da emenda parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta (PT), no valor de R$ 750 mil. O recurso será utilizado na construção de um posto de saúde, na rua Professora Carolina Alvim, no bairro Léo Alvim Faller, com cerca de 400m², ao lado da escola de educação infantil que está em fase final de conclusão.
Para anunciar a confirmação, o prefeito André Brito chamou em seu gabinete as moradoras do bairro, Rejane Porto, técnica de enfermagem, e Adriana Santos, agente de saúde. “Fiz questão que elas fossem as primeiras a saber desta notícia, pois atuam na saúde de Taquari e têm uma ligação direta com o bairro Leo Alvim Faller. Foram elas que lutaram e conquistaram essa indicação de emenda parlamentar junto ao Paulo Pimenta. Não posso esquecer, também, de agradecer ao meu amigo e parceiro Maneco Hassen, que esteve e está sempre ao nosso lado, sendo parceiro nesta importante conquista”, destacou o prefeito André Brito.
Com a liberação do valor, a expectativa da administração municipal é iniciar a obra em breve. O terreno onde o posto será instalado já foi terraplanado.
Opinião

Na última sessão da Câmara, Leandro Mariante reclamou ao ficar sabendo que colegas vereadores haviam sofrido pressão quanto a votações na Casa. Ele disse que, se recebesse ligação do tipo, o caminho seria o Ministério Público e Polícia Civil, “porque aqui estamos enquanto autoridades, aqui estamos enquanto tomadores de decisão e aqui estamos enquanto pessoas responsáveis”, disse. Para o Mistura Fina, a afirmação é absurda. Desde quando a pressão dos interessados é crime? O cidadão pode e tem o direito de cobrar dos vereadores determinados posicionamentos. Quer calar a voz do cidadão? O vereador pode votar como achar melhor, mas o cidadão é livre para manifestar suas pretensões.

Possibilidade de mais um supermercado

Um empresário local revelou, nesta semana, que há possibilidade de uma grande rede colocar um supermercado em Taquari no prédio onde funcionava um supermercado na cidade.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ