Principal / Geral / A luta da mãe inicia antes do nascimento

A luta da mãe inicia antes do nascimento

Ter um filho era o sonho da enfermeira Fernanda dos Santos Ribeiro, 38 anos,e do esposo, José Luís da Rosa Pereira, 41 anos, que é técnico em manutenção. Porém, as primeiras tentativas foram frustradas com dois abortos espontâneos. Buscando preparar-se para uma terceira gestação, ela decidiu investigar qual seria a causa dos insucessos. “Queria ter uma gravidez tranquila e não passar por aquilo novamente”, conta.

Fez vários exames e descobriu que tinha trombofilia, uma tendência à formação de trombos ou coágulos no sangue, e que teria que fazer injeções diárias, até 60 dias depois do parto, porque essa mutação acarretava nos abortos. Fez o tratamento, tomou metilfolato para o bebê não ter problemas de saúde.
Em 2019, soube que estava grávida novamente e com 12 semanas, que seria mãe de uma menina, à qual deu o nome de Laura, mas o médico pediu um rastreamento cromossômico, porque Fernanda estava com uma idade considerada avançada para a gestação.
Foi então que soube que o bebê tinha mielomeningocele, mais conhecida como espinha bífida, que é um defeito congênito no fechamento do tubo neural do bebê, no qual os ossos da coluna não se formam completamente. “Vi que havia algo errado quando pedi para o meu pai pegar o resultado do exame, em Montenegro, e não quiseram entregar, pediram pelos pais da criança e eu pressentia que tinha alguma coisa”, lembra Fernanda.Com o diagnóstico da filha nas mãos, ficou desesperada. “Eu sabia da gravidade e a primeira coisa que pensava era nas sequelas disso e de como seria a vida da criança. Fiquei uns três dias bem mal, mas depois vi que tinha que correr atrás.”
O resultado daquele exame chegou numa sexta-feira e os dias seguintes foram todos dedicados à pesquisa sobre o problema. “Entrei num grupo de mães e consegui o contato de um médico de São Paulo, porque não tem no Rio Grande do Sul, que usa uma técnica intermediária, arriscada, mas com muito resultado para o bebê”, recorda.

Laura passou por cirurgia na coluna quando ainda estava no útero da mãe

No caso de Laura, a medula e os nervos saem do canal, ficando em uma bolsinha exposta (fora da proteção óssea). Como a pele do bebê é muito fina, o líquido amniótico começa a prejudicar todas as inervações. “Nunca se sabe qual inervação vai pegar e, por causa disso, o líquor, que é um líquido cerebral, sai e muda todo o aspecto cerebral. Ela poderia ter, além de outros, a Síndrome de Chiari, dependente de respirador”, conta a mãe.
Começou então a corrida contra o tempo e pela busca dos recursos. Mesmo com as limitações financeiras, o casal optou pela cirurgia intrauterina, porque daria melhor qualidade de vida para o bebê, podendo, ainda, reverter a síndrome de Chiari e reduzir a lesão dos nervos, no fechamento da coluna, com a regeneração e, depois, fisioterapia.
“Não sabíamos como fazer porque não tínhamos o dinheiro para a cirurgia na rede particular. Conseguimos o dinheiro com a família e amigos e fomos até São Paulo”, conta.
Com 22 semanas de gestação, Fernanda passou pela cirurgia, no dia 23 de dezembro de 2019, às 10 horas. A vida da mãe também estava em risco. Para fazer o procedimento, foi feito um corte no abdômen, maior do que o de uma cesariana e retirado o útero. O bebê passou por um ultrassom, que localizou a lesão na espinha dorsal. Cortaram o útero, tiraram o líquido amniótico, anestesiaram a pequena e o neurologista fez a minuciosa cirurgia. A bebê pesava 600 gramas e tinha cerca de 15 centímetros. Após o procedimento, foi colocado soro no lugar do líquido amniótico, fechado o útero e colocado dentro do organismo de Fernanda. Todo o processo levou cerca de uma hora e meia. Foram dois dias na UTI e mais seis no quarto, junto do esposo. “No pós-operatório, já pudemos ver que a Síndrome de Chiari estava praticamente revertida e que não teria problema para respirar”, comemora a mãe. A gestação seguiu com muito repouso e cuidados, pois havia ainda o risco de ruptura uterina ou de o bebê nascer prematuro. “O pós-operatório foi bem complicado. Eu tinha dores horríveis, parecia que o bebê ia nascer e ela mexia muito, com dores também.”
Em dois de abril de 2020, Laura nasceu com 36 semanas de gestação, sem a necessidade de respirador. Aos quatro meses, ela passou por uma cirurgia na cabeça devido à dilatação do ventrículo, teve hidrocefalia compensada.
Hoje, com um ano, a pequena faz fisioterapia e estimulação precoce e está quase engatinhando. “Ela nasceu com uma cirurgia na coluna e ficou com gesso. Os médicos acham que ela está muito bem para o que teve e consideram um milagre pelo jeito que poderia ter sido. Eu sempre acreditei que ela ficaria bem, tinha muita fé. Orávamos muito. Uma médica me disse: tu tens que acreditar em Deus, é dele a última palavra”, comemora a mãe.
Para Fernanda, a maternidade, com todos os desafios a que foi submetida, colocando sua vida em risco, é tudo. “Era muita angústia, foi muito pesado e sacrificante. Tinham dias que eu me perguntava por que comigo, mas é que não adianta, as coisas aparecem e a gente tem que lutar. A maternidade para mim é tudo. Eu me completei, acho que amadureci muito, a gente aprende a ver as coisas com outros olhos, aprende o que é o amor incondicional. Não há mais que a gente ame do que a vida de um filho e, realmente, por um filho a gente faz tudo. Eu pensava primeiro nela. Se eu morresse, morreria pela minha filha. Tinha medo de acontecer alguma coisa com ela na cirurgia, mas tinha fé e pensava que Deus não faria eu ir até São Paulo pra morrer lá, era porque eu tinha que passar por isso”, conta. Fernanda salienta a importância das consultas de pré-natal, que possibilitaram detectar a situação e a buscar alternativas para uma melhor qualidade de vida a Laura, e a colaboração que teve dos amigos e familiares. “Não me arrependo de ter engravidado e faria tudo de novo. Ela veio para mim e eu tinha que passar por isso, ela me completou muito.”
O valor gasto pelo família está estimado em R$ 20 mil. “Não tínhamos de onde tirar tanto dinheiro e de uma hora para outra. Usamos tudo o que tínhamos. Tivemos a ajuda de familiares e amigos e nunca vou ter como agradecer a todos”, destaca.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ