Principal / Geral / Taquari já vacinou 13,20% da população contra a covid-19

Taquari já vacinou 13,20% da população contra a covid-19

A imunização contra o coronavírus iniciou em 18 de janeiro no Brasil. Em Taquari, a enfermeira Taíza Cardias, que atua na UTI covid-19 do Hospital São José, foi a primeira a receber a vacina no município, no dia 19 de janeiro.

Desde então, o município recebeu, conforme dados da secretaria estadual da Saúde, até o meio-dia de ontem, 1º de abril, 5.460 doses, sendo 4.750 da fabricante chinesa CoronaVac, e 710, da Oxford/AstraZeneca, do Reino Unido. Das doses recebidas, 83,7% foram aplicadas na população. São 3.535 pessoas que receberam a primeira dose e 1034, a segunda dose. Conforme levantamento da secretaria estadual da Saúde, 13,20% da população de Taquari recebeu a primeira dose da vacina, e 3,9%, a segunda.
O número de vacinados supera o de contaminados com coronavírus e identificados pela secretaria municipal da Saúde. Em um ano de pandemia – o primeiro positivado em Taquari foi em 30 de março de 2020 – o município acumula 2.840 casos confirmados de covid-19 (até ontem, 1º de abril.
Em proporção ao número de habitantes vacinados, Taquari ocupa a 25ª colocação entre 37 municípios da 16ª Coordenadoria Regional Saúde (CRS). O prefeito de Taquari, André Brito, diz que há dados a serem informados ao sistema estadual e que há mais vacinados no município. Ele diz que Taquari tem equipes prontas para imunizar mais pessoas, porém, não há disponibilidade de imunizantes. “Estamos acelerando a vacinação, com equipes montadas para atender no sábado , amanhã, buscar mais vacinas se chegarem na 16ª. Temos capacidade instalada para vacinar muito mais”, aponta o prefeito. Ele lembra que no sábado, com apenas duas unidades abertas, foram aplicadas mais de 600 vacinas.
O município de Coqueiro Baixo está na primeira colocação. Das 470 doses destinadas ao município, 90,2% foram aplicadas. Com população geral de 1.507 pessoas, 359 receberam a primeira dose (23,8%), e 65, a segunda. A secretária municipal da Saúde do município explica que grande parte da população é idosa. Conforme o Censo do IBGE de 2010, 30% dos habitantes tinham mais de 65 anos.
Lajeado, maior do vale do Taquari, com 82.951 habitantes, 11,2% receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus e 2.405, a segunda. O município recebeu 13.946 doses e aplicou em 11.983 pessoas, o que corresponde a 85,9% das doses recebidas. São 9.566 pessoas com a primeira dose, o que corresponde a 11,50% da população em geral.
Fazenda Vilanova está na última colocação no vacinômetro dos municípios da 16ª CRS. Com 4.445 habitantes, recebeu 605 doses e aplicou 70,60%. São 342 pessoas com a primeira dose no município (7,70%), e 85, com a segunda dose da imunização (1,9%). A secretária da Saúde, Vanderlea Machado da Silva, explica que a diferença se dá porque ainda faltam dados para serem lançados. A previsão era de que a atualização por parte do município ocorresse até as 21 horas de ontem.
Tabaí integra a 1ª CRS, tem população de 4.667 habitantes. O município recebeu 710 doses das vacinas, aplicou 76,3%. São 458 pessoas (9,8%) com a primeira dose, e 84, com a segunda (1.8%).

Imunização chega à faixa de 64 anos

A secretaria municipal da Saúde de Taquari iniciou, na quinta-feira, 1º de abril, a imunização para as pessoas com 64 anos ou mais. A vacina é aplicada nas unidades de saúde dos bairros Colônia 20, Praia/Caieira e no Posto Central.
No sábado, foi a vez de quem tem 65 anos ou mais. Hilda da Silva Gomes, 67 anos, esteve na unidade de saúde do Colônia 20 para receber a tão esperada dose. “Foi um momento de grande ansiedade e emoção sentir que estava recebendo uma injeção que todos estávamos esperando, acreditando que será a salvação de muitas pessoas. Agradeço muito o empenho da administração municipal e a todos da equipe da saúde que estão trabalhando, incansáveis para nos atender”, lembra. Apenas as unidades do Colônia 20 e Central estavam fazendo a vacina, e 660 pessoas passaram pelos locais durante o dia, para receber a dose.
A procura causou fila pela manhã, nas duas unidades. A Prefeitura diz que reforçará o trabalho de orientação, inclusive pelo setor de Fiscalização, para que seja respeitado o distanciamento e o uso de máscara.
As unidades de saúde do Praia/Caieira e do Colônia 20 estarão abertas, no próximo sábado, para imunizar pessoas com 64 anos ou mais. É necessário levar CPF, um documento com foto e, a partir de agora, o comprovante de residência. A secretaria da Assistência Social está realizando uma campanha de arrecadação de alimentos. Por isso, quem desejar colaborar, pode doar um alimento quando for à unidade de saúde para receber a dose da vacina.

GERAL - Vaciados - Vacinômetro

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ