Principal / Geral / Iniciada a vacinação contra o coronavírus

Iniciada a vacinação contra o coronavírus

O momento mais esperado dos 10 últimos meses ocorreu entre terça e quarta-feira na região, com a chegada das primeiras unidades da vacina contra o coronavírus. O grupo prioritário para as doses, que já está sendo vacinado, é formado por trabalhadores de hospitais, moradores e profissionais de lares de longa permanência, servidores da secretaria municipal de Saúde que estão mais expostos ao vírus e indígenas.

Cada município recebeu a quantidade de vacinas referente à sua população que integra o grupo prioritário, elencado pelo Ministério da Saúde. Taquari foi o segundo município do Vale a receber o maior número de doses, com 460 unidades. O primeiro foi Lajeado, com 1.248.
A primeira a receber a vacina em Taquari foi Taíza Adriana Cardias, 43 anos. A técnica em enfermagem é uma das funcionárias com mais tempo de trabalho na UTI Covid-19 do Hospital São José. “Estou muito feliz, agora se renovam todas as esperanças, temos fé, cada vez mais, de que tudo vai dar certo. Vou trabalhar mais tranquila, porque mesmo com todos os EPIs, a gente sempre fica com medo, por estar em contato direto com o vírus. A vacina não dói nada, vale a pena, temos que fazer, porque é a nossa salvação”, disse Taíza.
No ato da chegada da vacina a Taquari, o prefeito André Brito relatou um misto de alegria, pelo início da imunização, e tristeza pelos taquarienses que perderam a vida com a doença. “Hoje, graças a Deus, nós estamos aqui começando a vislumbrar a saída deste momento muito difícil. A vacinação é o primeiro passo para que nós possamos, o mais breve possível, voltar à naturalidade das nossas vidas. Nós vamos vencer, a ciência, a nossa fé, a determinação e esse momento de pandemia vai passar a ser apenas história”, disse.
O vice-prefeito Ramon de Jesus também estava presente no ato e ressaltou a importância da vacinação. “A gente pede cautela, porque as vacinas vão chegar paulatinamente, distribuídas conforme o regramento dos governos federal e estadual. A vacina vai chegar no mesmo momento para todos os municípios. E um apelo que a gente faz é que a população compareça aos postos quando chegar a sua vez, porque a vacina é muito importante”, salientou.
Segundo informações passadas pela secretaria municipal de Saúde, na tarde de ontem, ainda não há previsão de novas remessas da vacina para Taquari.

Primeira taquariense vacinada

A técnica em enfermagem Taíza Adriana Cardias foi a primeira a receber a vacina em Taquari, mas não foi a primeira taquariense vacinada. Isto porque a jovem Larissa Martins, 24 anos, natural de Taquari, recebeu a imunização na quinta-feira, 14 de janeiro, em Manhattan, nos Estados Unidos. Ela reside na América do Norte desde 2018, atualmente em Nova Iorque.

Tabaí recebeu 19 doses

O município de Tabaí, que pertence à 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, situada em Montenegro, recebeu 19 doses na tarde da última quarta-feira, 20 de janeiro. Conforme orientação de nota técnica do Ministério da Saúde, serão 14 doses para a população indígena do município e cinco doses na equipe da secretaria municipal de Saúde, que aplicará as vacinas. “Sabemos que é um número muito pequeno de vacinas disponibilizadas, frente à atual pandemia e principalmente diante da ansiedade dos profissionais e da população como um todo, em estarem imunizados e protegidos deste vírus, mas o total de vacinas enviadas ao Estado é muito menor do que a demanda necessária. Por isso, aguardamos novas remessas de vacinas ao nosso município e seguiremos vacinando conforme a orientação da equipe técnica do Estado”, informou a Prefeitura de Tabaí.

90 unidades para Paverama

O município de Paverama recebeu 90 doses da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, situada em Lajeado. Como Paverama não tem hospital, nem população indígena, as vacinas foram destinadas aos moradores e profissionais do Lar de Idosos Porto Seguro, seguindo o grupo prioritário elencado pelo Ministério da Saúde. Segundo informações da Prefeitura, os profissionais da casa de longa permanência optaram por não realizar a vacinação no momento e ceder as doses a profissionais da secretaria municipal de Saúde, que já estão sendo vacinados.

Fazenda Vilanova teve direito a 15

As 15 doses recebidas por Fazenda Vilanova foram aplicadas nas equipes de atenção de saúde básica, nos servidores com maior exposição ao vírus, ou seja, que trabalham no atendimento a pacientes sintomáticos. A aplicação das doses foi feita na quarta-feira.

Para Bom Retiro do Sul, foram 123 doses

O município recebeu 123 doses da vacina contra a Covid-19 e começou a aplicação na última quarta-feira. Os primeiros a receberem a imunização são os profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento à Covid-19, idosos com mais de 60 anos que estão em instituições de longa permanência e portadores de deficiência institucionalizados.

Taquari chega a mais de dois mil diagnósticos de Covid-19

O boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, na tarde de ontem, mostra 127 casos ativos de coronavírus em Taquari. Nesta semana, foram 55 novos diagnósticos recebidos pela pasta, o que chega a 2.031 casos desde o início da pandemia. Além dos pacientes ativos, 1.873 são considerados recuperados e 31 vieram a óbito.
Desde a última edição do jornal, fechada na tarde da quinta-feira, 14 de janeiro, foram mais três registros de óbitos decorrentes da Covid-19. As vítimas são uma mulher de 81 anos, que faleceu no dia 14; um homem de 64 anos, no dia 15, e um homem de 76 anos, em 19 de janeiro. O primeiro mês de 2021 é o que registra o maior número de mortos no município desde o início da pandemia. São oito falecimentos decorrentes do coronavírus em janeiro. Até então, o maior número de registros havia sido de cinco óbitos, nos meses de setembro, outubro e dezembro.
No Hospital São José, são cinco pacientes internados na UTI, com taxa de ocupação de 50%, e um hospitalizado nos leitos clínicos, que possuem 12 vagas no total. A instituição também está por receber três novos respiradores, segundo informado ontem pela Prefeitura. Os equipamentos devem ser encaminhados pelo deputado federal Pedro Westphalen (PP) e serão utilizados para atendimento a pacientes com Covid-19.

Na Pella Bethânia, quatro casos confirmados e 20 aguardam resultado

Segundo informações da Prefeitura, a Associação Beneficente Pella Bethânia registrou quatro casos de coronavírus nesta semana, e 20 pessoas, entre moradores e profissionais da instituição, aguardam resultados. Em função do princípio de surto, não foram aplicadas as vacinas contra o coronavírus destinadas à Pella Bethânia. A administração municipal informou que a orientação do governo do Estado é de que se aguarde o resultado dos exames para dar sequência à imunização.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ