Principal / Geral / Taquari está com 123 casos ativos de covid-19

Taquari está com 123 casos ativos de covid-19

A secretaria municipal de Saúde divulgou, na tarde de ontem, que o município está com 123 casos ativos de covid-19. Esta é a sexta semana consecutiva com mais de 100 casos ativos municipais. Desde o início da pandemia, foram 1.749 diagnósticos positivos.

Só nos últimos dias, a Prefeitura recebeu notificação de 189 casos (entre a quinta-feira, 31 de dezembro, data de circulação do jornal, e a tarde de ontem). A terça-feira, 5 de janeiro, foi o dia com maior número de diagnósticos na semana, 37 no total. Nem todos os novos casos estão contabilizados entre os pacientes ativos, devido a atrasos na notificação.
Na última semana, também foram registrados três óbitos, chegando a 26 no total em Taquari. Segundo informações da Prefeitura, um falecimento ocorreu no dia 1º de janeiro, de um homem de 77 anos, com doença cardiovascular crônica e diabetes. Outro no dia 2, de mulher de 86 anos, com comorbidade, e o terceiro no dia 6 de janeiro, de homem de 93 anos, com doença cardiovascular crônica e diabetes.
Além dos óbitos e casos ativos, o município contabiliza 1600 pacientes recuperados do coronavírus. A secretaria municipal de Saúde monitora 797 pacientes suspeitos e aguarda o resultado de 60 testes realizados.

Oito dos dez leitos de UTI estão ocupados

A taxa de ocupação da UTI Covid-19 do Hospital São José estava em 80% na tarde de ontem. Eram oito pacientes internados nos dez leitos disponíveis. Cinco pacientes são homens, sendo quatro de Taquari e um de Bento Gonçalves. Três são mulheres, duas de Taquari e uma de Morro Reuter. Na ala clínica, estão seis pessoas hospitalizadas, todas mulheres moradores de Taquari.

Prefeitura proíbe acesso a parques e praças públicas no final de semana

COVID - Casos novos por semanaNesta semana, a Prefeitura de Taquari emitiu novo decreto a respeito do enfrentamento ao coronavírus. O documento proíbe a circulação e permanência de pessoas nas áreas de parques e praças públicas, das 20h de sexta-feira, às 8h de segunda-feira. A restrição é extensiva aos feriados. Locais como a Lagoa Armênia e a Praça da Bandeira estarão com o acesso vedado a parir deste final de semana.
Outra determinação do decreto é de que, para fins de reconhecimento de atividade essencial, nos moldes do art. 24, §1º do Decreto Estadual N. 55.240/2020, praticada por qualquer estabelecimento comercial, industrial ou de prestação de serviços, será levada em consideração pela Municipalidade a atividade principal constante da licença de funcionamento (Alvará Municipal).

26% dos funcionários do hospital já foram diagnosticados com coronavírus

O Hospital São José vive um momento crítico devido à confirmação de contágio por coronavírus entre os funcionários. Dos 132 trabalhadores da casa de saúde, 35 já positivaram para o vírus. Destes, 26 estão recuperados. Nove seguem em isolamento por estarem com o vírus ativo. São quatro técnicos em enfermagem, um enfermeiro, um médico, dois do setor de higienização e um da recepção. “Está sendo remanejada nova escala de trabalho e foram feitas novas contratações”, explicou a enfermeira responsável, Elisa Lopes Bastos.
Outra medida adotada pela casa de saúde foi a suspensão das visitas a pacientes para reduzir as possibilidades de contaminação.

“Estou me recuperando bem, graças a Deus”

Duas semanas após receber alta hospitalar, o ex-jogador de futebol Bibiano Pontes, 72 anos, que reside em Taquari, conversou por vídeochamada com a reportagem de O Fato para falar sobre a sua recuperação.

Pontes contraiu covid-19 e ficou 33 dias hospitalizado, a maior parte deles, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bruno Born, em Lajeado. “Estou me recuperando bem, graças a Deus”, disse.
Além de Pontes, mais familiares contraíram o vírus. A primeira a sentir os sintomas foi a esposa, Dalva Pontes, que teve febre alta e dor de cabeça. Fizeram o teste para covid-19, mesmo sem Bibiano ter algum sintoma, o que surgiu dois dias depois. Ele foi hospitalizado em 16 de novembro, com 50% do pulmão comprometido. Ficou no Pronto Atendimento (PA), em Lajeado, e no dia seguinte foi para a ala covid-19. Um dia depois, foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram 33 dias na UTI e parte deles, intubado. “Quando fecharam os sete dias da contaminação, ele estava dentro do hospital e pôde iniciar o tratamento de imediato. Acho que isso foi muito importante. Se começar com os sintomas, procure recurso. Não ache que é só uma gripe”, destaca a filha, Bibiana Pontes. Dalva também foi hospitalizada, teve 35% de comprometimento do pulmão, mas não precisou de UTI. “Como o vírus é desconhecido, nós não sabíamos o que estava por acontecer. Foram dias bem difíceis, 40 dias que passaram e nem vimos, porque estávamos todos apreensivos, preocupados. Agradecemos à equipe médica que atendia a todos os pacientes que estavam ali. Como foram vendo que a recuperação do pai ficava melhor a cada visita de um familiar, começaram a estender o horário para ele se sentir mais seguro, o que acredito ter sido a chave para a recuperação mais rápida”.
O ex-jogador recebeu alta no dia 24 de dezembro e está em casa. “Primeiro, quero agradecer a Deus, depois a minha família e a todo esse pessoal de Taquari, das igrejas, em geral, que rezou. Só por causa disso que estou aqui”, diz Bibiano, ressaltando a importância dos cuidados preventivos. “Tem que se cuidar, usar máscara, em qualquer lugar que chegar lavar as mãos ou passar álcool em gel, manter a distância quando possível. Isso não é brincadeira. É uma coisa impressionante. Eu não sabia, agora me contaram o que aconteceu.”
Com uma semana em casa, ele já estava retomando a caminhada e fazendo fisioterapia respiratória. “Quero que o povo de Taquari entenda que o meu reconhecimento e da minha família não tem extensão. Vai levar muito anos para pagar o que eles fizeram por mim.Graças a Deus, as igrejas, todos de Taquari, a minha família. É uma coisa muito emocionante. Dê muita atenção para a família. Agora a gente vê o que é uma família unida. Quero agradecer ao Cristiano Dickel, diretor do hospital Bruno Born, e ao doutor Eduardo Atkinson”.
Bibiano Pontes foi jogador do Sport Clube Internacional de Porto Alegre, entre 1965 e 1975, atuando como zagueiro e sendo o segundo jogador com mais jogos pelo clube colorado, com 523 partidas. Valdomiro é o primeiro com mais de 800 jogos em 14 anos no clube. Foi Campeão Gaúcho nos anos de 1969 a 1975 e Campeão do Brasileiro em 1975.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ