Principal / Segurança / Homem morre afogado no Rio Taquari

Homem morre afogado no Rio Taquari

Paulo Roberto Rodrigues, 67 anos, foi vítima de afogamento na sexta-feira, 1º de janeiro. O mestre de obras estava com a família e ia fazer um churrasco às margens do Rio Taquari, em um ponto conhecido como Rincão da Cascalheira.

Conforme sua neta, Ana Caroline Aguiar Rodrigues, 24 anos, por volta das 10h, sua família estava sentada na sombra, arrumando as coisas para o almoço, quando Paulo Roberto decidiu entrar no rio para mostrar aos parentes que sabia nadar. “Foi tudo muito ligeiro, ele só entrou no rio e disse para meu esposo que ele ia mostrar quem sabia nadar, que ele era um peixe. Meu tio disse não vai para o fundo Paulo, o senhor não tem mais de 15 anos. Ele falou que era peixe e peixe gosta do fundo. Todo mundo começou a gritar e onde ele estava ninguém conseguia pegá-lo, foi horrível.”
O Corpo de Bombeiros de Taquari e uma equipe de mergulhadores de Porto Alegre realizaram buscas no rio. Rodrigues foi encontrado, sem vida, por volta das 16h, próximo ao local em que desapareceu, conforme o Corpo de Bombeiros.
Rodrigues era natural de Erechim e estava morando em Taquari com a esposa há cerca de três meses, na casa da neta Ana Caroline. “Não brinquem com o rio, ele é traiçoeiro, e não tem mais volta. Como aconteceu conosco, está sujeito a acontecer com qualquer um”, lamenta a neta.
Recentemente, outros casos aconteceram no Rio Taquari. Alana Junqueira Machado, 17 anos, foi vítima de afogamento, no dia 27 de dezembro, em Estrela. Um menino de 10 anos morreu afogado, no dia 29 de dezembro, em Encantado.

Corpo de Bombeiros dá orientações para evitar afogamentos

O Corpo de Bombeiros de Taquari deu algumas dicas de como evitar afogamentos e o que fazer quando isso acontecer. De acordo com o soldado Erikson do Couto, ao se procurar lugar para banho, deve-se observar se há guarda-vidas ou presença do Corpo de Bombeiros. Outra dica é cuidar da alimentação, não ingerir muitos alimentos e nem bebidas alcoólicas antes de entrar na água.
Os banhistas também devem usar roupas apropriadas, de preferência calção de banho e biquíni. Segundo Couto, no caso de Paulo Roberto Rodrigues, as roupas podem ter contribuído para o afogamento. “O senhor estava com uma calça social e uma camisa de botão. Colaborou para dificultar a movimentação e também o peso da roupa por ficar encharcada e pesada, o que acaba trancando os movimentos.”
Conhecer o lugar onde vai se banhar, saber a profundidade, não se banhar em locais fundos ou que tenha correnteza são cuidados importantes. “Como diz o ditado, água no umbigo sinal de perigo. Se é um local que você não conhece, pode ter buracos. No susto, ao cair no buraco, dá aquela puxada de ar e é nesse movimento que suga água para dentro do sistema respiratório, daí vem a questão de tossir e se afogar”, salienta Couto.

Quando acontece o afogamento

O Corpo de Bombeiros de Taquari também deu orientações de primeiro-socorros em caso de afogamento. A primeira coisa a ser observada são os sinais vitais e fazer contato com o Corpo de Bombeiros e Samu. “Se o coração não bate e não respira, deve-se começar a reanimação cardiopulmonar. Na linha dos mamilos, se empurra o peito da pessoa cerca de 5 cm para dentro, se for adulto; numa criança, cerca de 3 cm com as mãos sobrepostas, com as costas retas, fazer o movimento para baixo 100 vezes por minuto, virar a pessoa para o lado esquerdo. Se a pessoa não respira, mas o coração bate, tentar fazer o desafogamento, apertando a boca do estômago para cima, fazendo a mesma manobra do engasgamento e virar a pessoa para o lado esquerdo”, explica Couto.

Além disso, verifique

Polícia Civil prende suspeito de tráfico no Passo da Aldeia

A Polícia Civil de Taquari prendeu, na manhã de ontem, quinta-feira, dia 7, em flagrante, ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ