Principal / Geral / Volta às aulas terá nova avaliação em 15 dias

Volta às aulas terá nova avaliação em 15 dias

O prefeito Maneco disse ao jornal O Fato, na tarde de ontem, que a situação das escolas segue sem alteração ou seja, por enquanto não haverá retomada das aulas presenciais nas escolas de Taquari, tanto públicas, quanto particulares. Daqui a 15 dias, deverá ocorrer nova avaliação da conjuntura da pandemia, seguindo o que o prefeito vem fazendo desde setembro, quando as atividades foram liberadas pelo governo do Estado.
Maneco justifica que a situação do coronavírus, embora estabilizada, segue com número elevado no Estado. Na rede pública, conforme o prefeito,  há ainda a dificuldade de adequação do transporte escolar aos protocolos de prevenção da covid-19. “A nossa ideia é ir monitorando e, mantendo-se os casos baixos em Taquari, na região e no estado, vamos avaliando”, disse.
Há mais de uma semana, o governador do RS, Eduardo Leite, está liberando a realização de eventos, porém, apenas para municípios que retomaram as atividades presenciais nas escolas. “Se o governo do Estado mantiver essa condicionante, não volta evento em Taquari”, afirmou Maneco, que preside a Federação das Associações dos Municípios (Famurs). Ele afirma ainda que a entidade está trabalhando para que haja alteração no decreto. Nesta semana, a Famurs teve reunião com o governo do Estado, que não cedeu ao pedido. Na próxima terça-feira, haverá uma nova assembleia dos prefeitos para decidir qual posição vão tomar. “Hoje tem cerca de 180 municípios que já decretaram que as aulas não voltam neste ano, inclusive, da rede estadual. Teoricamente, em todos esses não seriam permitidas outras atividades. Estamos trabalhando para que não tenha essa condição”, diz o prefeito.

“Tem que pressionar o governo do Estado”  

Questionado sobre a situação dos trabalhadores da área de eventos, que estão parados desde março, Maneco disse: “Tem que pressionar o governo do Estado”. Foi o governo que estipulou essa pré-condição de duas atividades completamente diferentes. Volta às aulas é uma atividade diária, que movimenta a família inteira, todos os dias, e o evento é esporádico, com protocolo específico, autorização específica. Situações completamente diferentes uma da outra. O grande objetivo sempre das medidas de restrição foi evitar a circulação de pessoas; por isso o “fique em casa”. São dois fatores, a aglomeração e a circulação, e a volta às aulas presenciais promove as duas coisas; as escolas têm a circulação das pessoas na cidade como um todo”, justificou.

Estado antecipa retorno do ensino fundamental

Na tarde de ontem, o governo do Estado anunciou a antecipação da retomada das aulas presenciais para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental. A previsão inicial seria para 12 de novembro e  poderá ocorrer a partir da próxima quarta-feira, 28 de outubro. A mesma data marcará a liberação do retorno das aulas dos anos finais do ensino fundamental. Na rede estadual, segue o calendário inicial.
Os pais e responsáveis que preferirem  poderão manter os filhos em casa, com ensino remoto. Desde o dia 20 de outubro, está autorizado o retorno do ensino médio nas escolas estaduais. Porém, conforme a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), os educandários do Vale do Taquari seguem sem atividades presenciais porque os equipamentos de proteção individual e os produtos de higiene ainda não foram entregues nas escolas. Por esse motivo e pelo decreto municipal de Taquari, que mantém a suspensão das atividades presenciais no município, as escolas públicas estaduais continuarão com suas atividades remotas e com atendimento aos alunos, para retirada de material de estudos, mediante agendamento.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ