Principal / Geral / Certaja investe em silo para secagem de milho

Certaja investe em silo para secagem de milho

A construção de um silo para secagem do milho era um anseio antigo da agricultura em Taquari. Uma das principais culturas locais, o produto precisava ser beneficiado em outros municípios. Em 2020, graças a um investimento próprio da Certaja, boa parte da produção local pode ficar em Taquari.
A cooperativa investiu cerca de R$ 300 mil na adaptação de parte do engenho de arroz para beneficiamento do milho. Isto possibilitou que cerca de 30 produtores locais pudessem destinar sua produção à cooperativa. Anteriormente, todo o milho de Taquari era levado para beneficiamento em outras cidades, principalmente Teutônia. “Há tempo tinha uma reivindicação dos produtores de Taquari, solicitando que a Certaja colocasse algum espaço para secar milho. Eles são associados, compram os insumos aqui, as sementes. Então fizemos esse investimento e esse foi o primeiro ano que secamos o milho aqui”, contou o integrante da Certaja, Antônio Tedesco. A capacidade de armazenamento é de 42 mil sacas.
O produto recebido pela Certaja é beneficiado no engenho local. Além da secagem, são ensacados milho quebrado, ventilado, em grão, moído grosso e fino, destinados à  alimentação animal.
A cooperariva Certaja estima que as operações com o novo produto em 2020 representaram 20% em relação à do arroz, que já era realizada pela Certaja. “Estamos contentes. Pegamos um primeiro ano em que houve problemas na produção do milho, com enchente e seca, mas conseguimos receber bastante milho. O produto ficou valorizado também, então acabou sendo um ano bom para o setor, porque chega a estar faltando milho no mercado”, relata Antônio. A nova operação envolve cinco trabalhadores na cooperativa.
Segundo o extensionista rural da Emater, Alberto Bischoff, em Taquari, há 850 hectares de milho grão, com produção estimada em 5.764 kg por hectare. Para silagem, são outros 850 hectares e produção estimada em 30 mil quilos por hectare.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ