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TABAÍ: Pesquisa realizada por escolas revela desejo de não retorno às aulas presenciais

Segundo informações da professora Tânia Cardoso ,  no período de 08 a 15 de setembro ,  as escolas municipais realizaram pesquisa online junto às famílias e profissionais da educação para  saber sua  posição  quanto ao  retorno às aulas, “para então , juntos ,  analisarmos a real situação e definir se haverá retorno presencial ou não, e elaborar um novo calendário escolar. A pesquisa mostrou a opção pelo não retorno quase que na totalidade”, disse ela.
Ainda, segundo a educadora, diante disso foi reorganizado, junto ao CME, duas projeções de calendário, uma com retorno em novembro, com aulas no modo híbrido,  e outra contando com o fechamento do ano letivo com aulas remotas, sempre prezando pelo cumprimento das 800 horas/ aula exigidas em Lei.
Os alunos terão, no mês de dezembro, um momento de avaliação formal com o professor, juntamente com o pai ou responsável, na intenção de constatar o seu rendimento no que foi proposto e as pendências para o próximo ano. Esse momento avaliativo será por agendamento prévio.
“Nossas escolas já possuem o Decreto do COE  Local e estão no fechamento da elaboração dos Planos de Contingência, redigido de acordo com a Portaria Conjunta 001/2020.
Ainda vivemos um momento muito instável em relação à pandemia de COVID-19, sendo  temerário o retorno nessa situação, mas a secretaria da Educação está se organizando para esse retorno, quando possível. É o momento de unirmos forças e cuidarmos da saúde de todos, alunos, familiares e profissionais da Educação.
Ressaltamos que as escolas continuam abrindo nas quartas-feiras, durante todo o dia, para quem necessitar de materiais, atendimentos e retirada de atividades impressas. Os alunos continuarão a receber as atividades de forma remota (online ou impressas)  as quais deverão serem realizadas, a fim de conseguirmos validar o ano letivo e manter nossa conexão entre escola e aluno em meio a esse período tão diferente em nossas vidas”, destaca Tânia.

Atendimento não presencial iniciou em abril

Segundo a secretaria da Educação, desde o  início de abril, os alunos da rede municipal vêm  sendo  atendidos de modo não presencial, tendo aulas remotas, online, para os que têm acesso à Internet  , e os desprovidos dessa ferramenta recebem as atividades impressas nos seus lares, todas as quintas-feiras. Estas atividades são elaboradas  de maneira criteriosa, facilitando o entendimento do aluno e famílias e solicitado retorno com data pré- determinada.
Os professores fazem as devidas correções, lançando em planilhas todo o retorno do aluno, constando as habilidades e competências desenvolvidas, o desempenho do aluno bem como intervenções (online) junto às  famílias. Essas planilhas são enviadas todo final de mês para a secretaria e nesse mesmo período é aberto um Memorial de Retorno de Atividades onde o professor deposita fotos e vídeos dos alunos realizando as atividades propostas, conforme Resolução SME 01/2020.
Mensalmente os professores vão até a Escola,  em pequenos grupos e com os devidos cuidados de prevenção, para realizarem as correções das atividades impressas e atender alunos e pais que necessitam.

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