Principal / Geral / “Quando a pessoa procura o médico no início dos sintomas, conseguimos atender melhor o paciente”

“Quando a pessoa procura o médico no início dos sintomas, conseguimos atender melhor o paciente”

Responsável técnica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, médica Caroline Lahude Salim, concedeu entrevista, ontem, ao jornal O Fato. Ela falou sobre a necessidade de estar atento à evolução dos sintomas do coronavírus e de procurar o médico, se o quadro de tosse, febre e dor de cabeça persistir. Pacientes com menor grau de comprometimento pulmonar têm maior chance de recuperação. A UTI do Hospital São José, habilitada em maio de 2020 para receber pacientes com coronavírus, atende o Sistema Único de Saúde (SUS) e as internações são coordenadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg), do governo do Estado. Até a tarde de ontem, havia sete pacientes internados, sendo dois de Taquari, dois de Sapiranga, dois de Cachoeirinha e um de Alvorada.
Veja a entrevista.

OF – Quais sintomas as pessoas devem observar para levantar a suspeita de estarem com coronavírus?
Caroline – O coronavírus pode causar sintomas muito diversos. Ouvimos falar muito de desconforto e insuficiência ventilatória, mas pode causar, inicialmente, sintomas mais leves, como dor de cabeça, febre não necessariamente alta, dor de garganta; um sintoma muito importante que as pessoas não dão tanto valor é a perda do olfato (não sentir o cheiro) e, muitas vezes, o gosto das coisas; nem sempre as pessoas têm os sintomas mais clássicos, que são a tosse e a febre. Qualquer sintoma é sinal de  alerta, e sempre que tiver algum desses deve se afastar das outras pessoas, preferencialmente, ficar em casa e observar a evolução para procurar atendimento. Tentar se isolar para  evitar, ao máximo, a disseminação para nossos familiares e outras pessoas. O que temos que fazer, não é só por nós, e por todo o grupo e cada um fazendo um pouquinho, talvez a pandemia acabe mais cedo.

OF – Em qual momento  se deve procurar o atendimento médico?
Caroline – Com um quadro de sintomas mais leves, não é necessário ir para o hospital ou uma unidade de saúde.  Pode-se usar medicações sintomáticas e ficar em casa. Mas, a partir do momento em que esses sintomas começarem a ficar mais graves, ter dificuldade para respirar e tosse compulsiva que não melhora, febre alta e dor de cabeça que não passa, ao perceber que não está melhorando, pode procurar atendimento médico, não necessariamente  o hospital. Pode-se telefonar para o serviço de saúde para tirar dúvidas e saber se já é o momento de ser atendido ou não.

OF – Por que é importante buscar o atendimento no início dos sintomas?
Caroline – Para que possa iniciar o tratamento e não ter evolução para um quadro mais grave. Às vezes o paciente deixa para vir quando está com muita falta de ar e já é um quadro muito avançado, acaba precisando de respirador e UTI. Quando a pessoa procura o médico no início dos sintomas, conseguimos atender melhor o paciente, não num quadro de tanta urgência e, às vezes, evita uma evolução tão desfavorável como essa.

OF- Como é o quadro que as pessoas de Taquari têm chegado no hospital?
Caroline – A maioria dos pacientes que chega na UTI está num quadro muito grave, precisando de suporte ventilatório (máquina que ajuda o paciente a respirar) ou de oxigênio em dose muito alta. Muitos deles precisam de outros suportes, como medicação para a pressão. São quadros realmente graves, com alto risco de evoluir para óbito e ficam por um longo período internados, mostrando que não têm uma recuperação como se gostaria. A doença debilita muito, principalmente a parte pulmonar. Não existe tratamento específico para a covid-19, mas  se pode usar outros tratamentos de suporte que podem evitar  a evolução da  doença  para um quadro tão grave.

OF – Como é a resposta do tratamento de quem chega com o pulmão comprometido em mais de 50%?
Caroline  – Normalmente, esses pacientes chegam precisando de oxigênio, alguns por cateter nasal (que é uma dose mais baixa) e outros já necessitando de máscara (com concentrações maiores), e, infelizmente, evoluem para quadro de fadiga, de não conseguir mais respirar e são colocados no respirador. A maioria deles, quando evolui, não sente que está piorando tanto e, de uma hora para outra, começa com muita falta de ar e já chega precisando de suporte ventilatório.

OF – Como é diagnosticado coronavírus em pacientes que não receberam o exame RT-PCR?
Caroline – Mesmo com o teste de PCR, podemos ter um falso-negativo, por não ter detectado vírus na via respiratória naquele momento, mas sabemos que o paciente tem covid. Hoje não precisamos de exame para fazer o diagnóstico. Com características clínicas, os sintomas e mais o exame de imagem, que geralmente utilizamos da tomografia, conseguimos fechar um diagnóstico clínico e não pelo exame da covid, especificamente. Existe mais de uma forma de diagnóstico hoje. A tomografia identifica características que são típicas da covid.

OF – Como tem sido os dias dos profissionais médicos da UTI aqui de Taquari?  
Caroline – Trabalhar com esse perfil de paciente é muito doído, vemos situações muito graves e por mais que, muitas vezes, façamos  as medidas que devem ser feitas, a terapia que temos e o suporte que temos para oferecer, vemos o paciente piorando. É sofrido estar na beira do leito nesse momento de pandemia. Mas a nossa equipe interage muito, os colegas se apoiam muito, tanto os médicos como a enfermagem e, com isso, vamos levando o dia a dia. Cada paciente que sai da UTI, comemora-se muito. É uma grande vitória para eles e para nós também, e temos que comemorar.

OF – Que  fatores levam à  morte por covid? É a Insuficiência respiratória?
Caroline – É multifatorial. A insuficiência respiratória é o que a população enxerga mais, porque é o primeiro sintoma grave. Mas em consequência disso, pela falta de oxigênio, o paciente vai entrando em disfunção de todos os órgãos. Acaba morrendo de uma disfunção multiorgânica, como chamamos. Primeiro, os pulmões são afetados, isso tem uma reação em todo o organismo, a pressão cai, o coração fica mais frágil, os rins param. Os órgãos, em sequência, vão parando. Quando acabam falecendo, é porque os órgãos já não conseguiram sobreviver com a falta de oxigênio.

OF – Como tem sido no Hospital São José, temos tido mais altas médicas ou, infelizmente, mais óbitos?   
Caroline – A mortalidade geral da covid é muito elevada. Sabemos que pacientes que precisam de UTI têm uma mortalidade em torno de 50%, e pacientes que evoluem para a necessidade de ventilação mecânica, a mortalidade é em torno de 60% a 70%, dependendo da gravidade.
Infelizmente, a gente também faz parte desta realidade, com um número muito grande de óbitos, mas estamos dentro do esperado na literatura. Temos tido uma recuperação grande aqui.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ