Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Prazo para convenções inicia na segunda-feira, mas partidos tendem a realizar atos nos últimos dias

MISTURA FINA: Prazo para convenções inicia na segunda-feira, mas partidos tendem a realizar atos nos últimos dias

Na próxima segunda-feira, 31 de agosto,  inicia o prazo para as convenções partidárias, que definirão os pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores de 2020. O período esgota-se na quarta-feira, 16 de setembro, e a tendência é que a maioria das siglas realize o ato nos últimos dias.  As convenções devem ser realizadas de forma online neste ano, em função da pandemia de coronavírus.
O PDT, que deve confirmar o atual vice-prefeito André Brito como pré-candidato ao Executivo em 2020, pretende realizar sua convenção na sexta-feira, 12 de setembro. Mas, segundo o presidente da sigla, José Harry, a data ainda não está confirmada. A parceria com o Partido dos Trabalhadores deve ser mantida pela terceira eleição consecutiva, mas o PT também não definiu a data de sua convenção. A presidente do partido, Ana Paula Arnt, disse que o ato deve ocorrer antes do dia 15 de setembro, mas a sigla ainda não definiu seu nome à majoritária, que deve ser o candidato a vice de André Brito. Muitos integrantes do partido já foram cogitados para a candidatura, como os empresários, Adelso Costa e Maicon Costa, a ex-coordenadora de Educação, Ana Paula Arnt, os ex-vereadores e coordenadores de secretarias, Luís Porto e Régis Amaral, os vereadores Ramon de Jesus e Leandro Mariante, e o advogado Tiago Porto.
Já o PSDB definiu a data da sua convenção , que será exatamente no último dia do prazo, 16 de setembro. “Estamos buscando oficialmente todos os partidos de ideais de centro-direita até domingo. O PSDB está disposto a integrar a chapa majoritária, em qualquer posição, unindo os partidos de oposição ao atual modelo”, disse o presidente da sigla, João Batista Pereira.
Seguindo os ideais de centro-direita a que   o tucano se referiu, estão os Progressistas, que ainda não definiram a data da convenção. A sigla também esteve na mira do PDT, conforme conversas divulgadas em maio, mas sua coligação para as eleições de 2020 segue um mistério. O partido tem nomes para a majoritária, entre eles o ex-vereador pedetista, Aldo Gregory. Filiado recentemente ao Progressista, apareceu na última semana na rede social Instagram, com o perfil @aldo.gregory.pre.candidato.pp. O Mistura Fina acredita que pode ser o início de uma caminhada visando à majoritária, embora o PP ainda não tenha divulgado seu candidato. O vereador Tio Nei, outro recém filiado ao PP, também manifestou interesse na candidatura.
Outro mistério é quanto à participação do MDB no pleito. O partido apoiou Maneco (PT) e André (PDT) na eleição de 2012, mas esteve ao lado de Cláudio Martins (PSDB) e João Batista (PSDB) em 2016. O presidente da sigla, Roberto Guimarães, disse que o MDB deve definir sua participação na eleição deste ano até o próximo domingo. Ainda não há data para a convenção.

 

À frente da Famurs, Maneco fortalece diálogo na busca por solução para os municípios

MISTURA - Maneco 02O prefeito Maneco, que assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em 8 de julho de 2020, tem se reunido com prefeitos e presidentes de associações regionais de municípios com frequência.  Ele busca fortalecer o diálogo com as regiões na busca de soluções necessárias.
Uma delas foi o novo modelo de distanciamento controlado, que prevê gestão compartilhada entre Estado e associações regionais. Maneco Hassen foi um dos responsáveis pela mudança, que possibilita maior participação dos municípios na tomada de decisões do Executivo e contribuiu para a  reabertura  do comércio não essencial e restaurantes em regiões de bandeira vermelha. “O antigo modelo havia perdido credibilidade para grande parte da população, inclusive com prefeitos adotando ações individuais. Porém, precisamos que a população siga cumprindo as medidas de higiene e distanciamento social. Do contrário, nenhuma bandeira será suficiente”, considerou o presidente da Famurs.
Maneco também se reuniu com prefeitos e presidentes de associações da fronteira oeste, do sudoeste do estado, da região carbonífera, Vale do Taquari , entre outros, para tratar de demandas regionais ,  como prejuízo das cheias, valorização do patrimônio fronteiriço do pampa gaúcho. O objetivo de Maneco é visitar as 27 regiões do estado durante seu mandato.
A parceria institucional também foi fortalecida com o Ministério Público. Ao lado do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, foi reforçado o pedido de que os órgãos de segurança pública do estado passem a atuar também na fiscalização para cumprimento do distanciamento controlado. Maneco também intermediou encontro do Ministério Público com os presidentes das associações regionais, para esclarecer dúvidas dos gestores gaúchos. A Escola de Gestão Pública, da Famurs, também passou a ofertar cursos à distância, e em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, promoveu qualificações para aprimorar o trabalho dos servidores municipais na área da saúde e educação, que estão entre as mais afetadas pela pandemia.
Outra ação da gestão Maneco, foi o lançamento da cartilha de compras públicas da agricultura familiar, com objetivo de contribuir com o alcance das políticas públicas para a compra de alimentos repassados ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Maneco também seguiu na defesa da principal pauta da Famurs, a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 391/2017, que prevê o aumento de 1% nos repasses de tributos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O presidente da Federação participou de videoconferência sobre o assunto com o coordenador da bancada gaúcha no Congresso, Giovani Cherini.

 

Tio Nei se lança como pré-candidato ao Executivo

MISTURA - Sessão Tio Nei 01Na sessão da Câmara da última terça-feira, o vereador Tio Nei (PP) disse que se lançou, junto à diretoria do Progressista, para ser pré-candidato a vice-prefeito. “Já estamos no segundo mandato de vereador e pelo conhecimento que tenho em   administração,  haja  vista  as pesquisas que estão aí rodando, também coloquei nosso nome como pré-candidato”, disse.
O colega vereador Leandro Mariante (PT) parabenizou Nei pela decisão e disse que também queria ver Ramon (PT) de candidato a vice de André Brito (PDT). “Acho que esse é o caminho, construir uma base sólida e avançar. Todos nós que estamos aqui temos a possibilidade, sim,  de vislumbrar um cargo no Executivo”, opinou Mariante.

Valdir Trindade deve ser candidato a vereador

O ex-integrante do Partido Verde (PV), pelo qual foi duas vezes candidato a prefeito e uma a deputado, Valdir Trindade, está agora no Progressista. Ele conversou com o Mistura Fina nesta semana e relatou que disputará a eleição de 2020, provavelmente como vereador. “Estou pronto para o que vier”, disse.

Paulo Garcia ganhou alta hospitalar

O ex-vereador Paulo Garcia (MDB), atual secretário de Planejamento e Serviços Urbanos de Gravataí, deixou a Santa Casa na tarde da última quarta-feira. Ele estava hospitalizado desde a semana passada em função da Covid-19. O taquariense segue em tratamento em sua casa, junto da esposa Renata, que também testou positivo para o coronavírus.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ