Principal / Variedades / Para evitar aglomeração, Romaria não será realizada

Para evitar aglomeração, Romaria não será realizada

Realizada desde 1988, no Rincão São José, em Taquari, a Romaria de Nossa Senhora da Assunção, que ocorreria no próximo domingo, foi cancelada como medida de prevenção ao contágio do coronavírus. Em 2009, durante a pandemia da gripe H1N1 a mesma medida foi adotada.
Somente pelas questões de saúde é que a Romaria , maior evento religioso da região, reunindo cerca de 20 mil pessoas, no final de semana, realizada há 33 anos, deixa de acontecer.
Para evitar a aglomeração de pessoas, um decreto municipal foi publicado no dia 31 de julho, proibindo circulação de pessoas no Santuário nos dias 15 e 16 de agosto e determinando a realização de missas apenas pelo sistema on-line (lives), limitada à presença física dos celebrantes, auxiliares e equipe técnica, com até cinco profissionais. Também está proibida a aglomeração de pessoas e o exercício do comércio ambulante, de qualquer gênero, num raio de três quilômetros do Santuário.
Para celebrar o dia de Nossa Senhora da Assunção, está ocorrendo a arrecadação de alimentos a serem distribuídos a famílias. Na entrada do pátio do  Santuário, há  um coletor de doações.
Amanhã, dia 15, haverá missa no Santuário, às 15 horas, e no domingo, 16, às 9 horas, na Igreja Matriz São José, com transmissão pela rádio Fraternidade, FM 98.9, e redes sociais da igreja.
Também no domingo, 16, o santuário estará aberto e a imagem colocada à frente para ser apreciada, da rodovia, pelos devotos que poderão circular nos veículos e fazer a prece.
A devota de Nossa Senhora da Assunção,  ngela Oliveira, 58 anos, que há cinco anos percorre as comunidades da paróquia São José de Taquari e Tabaí, acompanhando a imagem, e no dia da Romaria, participa da missa e, de joelhos, vai da entrada do santuário até o altar, diz que sentiu muita falta de programação que antecede a Romaria, e que no próximo domingo pretende ir até o santuário, de carro, para não deixar a data passar em branco. “Fiquei angustiada, mas neste ano tá difícil por causa da pandemia. Fiquei muito triste porque já temos as amizades. Estou reforçando a oração para compensar este ano que não poderemos fazer a caminhada”, conta. Ela diz que tem, também, procurado atuar nas ações sociais nas comunidades mais vulneráveis. “Ajudar mais o próximo foi a forma de ajudar, como não pode estar indo na igreja, que acredito útil.
O coordenador do Santuário, frei João Sulzbach, salienta dois pontos: não é necessário todos fazerem a caminhada em um dia e a importância da união das pessoas neste momento. “Cada um manifeste sua fé e sua gratidão, principalmente, os devotos de Maria, dentro deste momento de dor e de sofrimento que estamos vivendo. Não precisa fazer a caminhada todo mundo no dia 16, mas que seja silenciosa, nos unindo na  dor e refletindo sobre esta realidade que a humanidade está passando, tanto pelos que morrem, pelos que lutam pela vida, como pelos que estão indiferentes”.
Para não deixar de fazer a caminhada, uma tradição desde o primeiro ano do evento, a professora Margarete Rodrigues da Silva, sua irmã, Maria de Fátima, e a prima, Venilda Coimbra, fizeram o percurso na tarde da terça-feira, 11 de agosto. Elas preferiram fazer a romaria durante a semana, evitando estar no santuário no próximo domingo.

Programação

Missas sem a presença de público, com transmissão pela rádio Fraternidade, FM 98.9, e pela rede social do santuário e da Igreja São José, no dia 15, no Santuário, às 15 horas, e, no domingo, 16, às 9 horas, na Igreja Matriz São José.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ