Principal / Geral / Certaja é uma das pioneiras a adquirir energia no Ambiente de Contratação Livre

Certaja é uma das pioneiras a adquirir energia no Ambiente de Contratação Livre

Um estudo de mais de dois anos da Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí foi concretizado em 2020. Embasada na legislação do setor elétrico que permite a aquisição de energia no Ambiente de Contratação Livre através de leilão, a Certaja Energia firmou contrato com uma empresa do Paraná para compra de 95% do que é distribuído pela cooperativa. Com sede em Taquari, a Certaja é a segunda no país a realizar a operação.

Até então, as fornecedoras da matéria-prima eram a RGE Sul e CEEE, com preço fixado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANNEL). O quilowatt hora custava R$ 296,33. Com a nova operação, o valor fica em R$ 146,80. O contrato inicia em janeiro de 2021 e tem validade de 17 anos.
Graças à operação, na revisão tarifária anual definida pela ANEEL no mês de agosto, os consumidores da Certaja, ao invés de aumento, tiveram redução na conta de energia elétrica. O percentual de 2020 teve redução média de 4,62%. A perspectiva é de que, no próximo ano, a redução fique entre 10% e 15%. Isso porque o novo preço estará vigorando em todo o período em que é calculada a tarifa. “Nós fizemos tudo para repassar o benefício ao nosso cooperado. As tarifas dos consumidores da Certaja Energia já estão um pouco mais baratas do que a dos usuários da RGE Sul e o ano que vem a tendência é que fique bem abaixo. Como cooperativa não visa a lucro ou sobra, a não ser para os investimentos necessários, tudo que se faz aqui reverte em benefício de nosso cooperado, que é a razão de ser da cooperativa”, destacou o presidente da Certaja Energia, Renato Martins.
A experiência da Certaja no Ambiente de Contratação Livre foi apresentada por Renato Martins em webinar sobre o tema, realizada pela Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), na terça-feira, 28 de julho. A Certaja Energia foi a segunda cooperativa a realizar o leilão para compra de energia no ACL. A primeira a fazer o procedimento foi a Coprel, de Ibirubá, também no Rio Grande do Sul.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ