Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Um problema difícil de ser resolvido

MISTURA FINA: Um problema difícil de ser resolvido

Cavalos soltos às margens de vias municipais, uma situação que ocorre há muito tempo em Taquari, é alvo de reclamação dos moradores de diversos bairros, preocupados com a segurança no trânsito.  O Mistura Fina foi atrás de informações sobre o que pode ser feito em relação ao assunto, já que, na semana passada, um motociclista ficou gravemente ferido após colidir em um cavalo na avenida Farrapos. No mesmo local, já ocorreu acidente com vítima fatal em função de animais na pista.
O motorista Alan Pereira Martins, de 39 anos, percorre diversas ruas da cidade diariamente. Só nesta semana, ele fotografou, em duas oportunidades, cavalos andando soltos pela rua. Um dos registros foi na Vereador Praia, Centro de Taquari. Outro na rua José Porfírio da Costa, nas proximidades com o bairro São José. “Presencio em vários bairros da cidade. Eu temo sobre cavalos soltos na pista, ainda mais a gente que trabalha o dia todo e noite rodando. Agora no inverno, o perigo é dobrado por causa da neblina”, considerou.
A Prefeitura disse que, devido ao custo elevado, principalmente no momento de crise na saúde pública, não tem condições de recolher esses animais. “As denúncias podem ser encaminhadas para o município ou para Brigada Militar. Infelizmente, não é possível manter fiscais na rua o tempo todo para recolher animais. Os proprietários são responsáveis e não devem deixar seus animais em via pública, podendo responder criminalmente por isso. Contamos com o apoio da população para que denunciem situações assim, e as medidas cabíveis sejam tomadas”, informou a administração municipal, que não dispõe de local para recolhimento de animais, como cavalos.
O Capitão da Brigada Militar, Fábio Bilhar, informou que o Código Penal, em seu artigo 132, estabelece como crime expor a vida ou saúde de outrem a perigo direto ou eminente, com pena de reclusão de três meses a um ano, se o fato não constituir crime mais grave, cuja pena pode ser maior. “A polícia pode fazer o enquadramento. O artigo determina que seja feito termo circunstanciado e a pessoa vai responder em juízo por deixar animal solto numa via ou ao lado dela, porque isso expõe a vida ou a saúde das pessoas. A dificuldade está em achar o proprietário do animal para que ele responda por isso”, disse. Para ele, a situação é cultural no município, onde áreas rurais permeiam a zona urbana. “A questão passa, como qualquer outra, pela conscientização das pessoas, dos proprietários, de deixar estes animais bem atados, em locais com cerca, para evitar esse tipo de situação”, falou. O comandante da BM também informou que o Código de Trânsito Brasileiro traz em seu artigo 53 punições para condução inadequada de animais nas vias e proximidades. O transporte deve ser feito com guias.

 

Caminho do Amigão

MISTUR - Lagoa 01O falecimento de Luís Fernando das Neves Brandão, 61 anos, deixou muita tristeza na comunidade taquariense. Por muitos anos, o Amigão, como era conhecido, era responsável pela limpeza do Parque Zeferino Brasil, nos arredores da Lagoa Armênia. Ele chegava muito cedo ao local, que era sua segunda casa, e tratava com muito carinho a todos que por ali passavam. Na sessão da Câmara desta semana, foi aprovado voto de pesar pelo falecimento do servidor público. Zé Harry (PDT) considerou que, em meio a um mundo conturbado, Amigão deixou uma lição de vida a todos. “Trabalho, paixão e amor às pessoas é algo que pode estar dentro de nós”, disse.
Ramon (PT) sugeriu que fosse pensada uma homenagem para Luís Fernando com a conclusão da obra de revitalização do passeio público no entorno da lagoa. “Que se faça o Caminho do Amigão, com alguma placa ou algo assim”, opinou.
A obra de revitalização do passeio público do Parque Zeferino Brasil, onde está a Lagoa Armênia, é fruto de emenda parlamentar do deputado Afonso Motta (PDT), de cerca de R$ 250 mil. Também foram repassados valores da Câmara de Vereadores para inclusão das calçadas no entorno da Casa. A obra começou em dezembro e está praticamente pronta. Além da troca do pavimento, o contrato prevê acessibilidade ao maior cartão postal de Taquari.

 

Melhor prefeito?

O presidente da Câmara e colega de partido do prefeito Maneco, Leandro Mariante, rasgou elogios à administração municipal na última sessão. Disse que o governo fez muitas obras consideradas impossíveis e trouxe centenas de empregos com a Zanc, que também era inacreditável para muitos. “Substituir Maneco vai ser difícil”, considerou.
Vânius Nogueira (PDT) concordou com o colega. “É o governo de mais obras nos últimos anos. Nunca foi visto isso na região”. Mas o vereador disse que ainda quer mais. Deseja ver a liberação do Distrito Industrial, solicitada em 2013, a extensão de uma universidade e cursos do Senai, e um shopping junto à área do antigo Idesc.

90% dos votos

O vereador Vânius Nogueira parabenizou a administração municipal pelo início da obra na rua José Farias Guimarães, no Olaria, que receberá pavimentação. Segundo ele, há 100 moradores na via e a obra era reivindicação antiga. “No passado ninguém votou no governo e agora tenho certeza que 90% vão votar. Eles não votam em partido, votam em obras”, opinou.

Comitiva da Corsan

Há cerca de duas semanas, o Mistura Fina visualizou uma comitiva da Corsan sobre a ponte do riacho, no bairro Praia, nas proximidades com a Área de Camping. Além de pessoas da unidade de Taquari, funcionários da direção da companhia estavam no local, por onde passa a adutora da Corsan. Um deles era o assessor João Batista Pereira, taquariense que foi indagado pelo Mistura Fina acerca do assunto. Ele disse que na sequência deveria haver divulgação sobre o que a comitiva fazia no local. O Mistura Fina segue aguardando a notícia.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ