Principal / Esporte / FGF prevê início do Estadual Juvenil para setembro

FGF prevê início do Estadual Juvenil para setembro

Depois de quase três meses com as atividades paralisadas, devido à pandemia do coronavírus, o Pinheiros já vê uma luz no fim do túnel e, a princípio, deve entrar em campo em setembro, pelo Estadual Juvenil da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Devido aos decretos dos governos estadual e municipal para proteger a população da pandemia de coronavírus, os clubes de futebol foram obrigados a paralisar todas as suas atividades na metade de março. Com data de estreia prevista para o início de maio, o Estadual Juvenil, assim como todas as competições esportivas do país, tiveram que ser adiadas. Com isso, desde março, os clubes esperavam uma posição da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) referente ao certame da categoria, o que aconteceu somente na quinta-feira, dia 4, em uma reunião por videoconferência, com todos os clubes.
De acordo com Clóvis Martins, diretor do Departamento de Competições da FGF, alguns clubes confirmaram interesse em disputar o Estadual nesta temporada, acordando o início para setembro, “caso haja autorização do Governo do Estado para este tipo de evento”. Uma vez autorizado o início do Estadual, a fórmula de disputa teria que sofrer alteração para o campeonato caber dentro do calendário desta temporada, ou seja, encerrando, no máximo, em dezembro.
Enquanto não se autoriza a volta dos jogos e dos treinamentos, os cerca de 30 atletas do elenco do Pinheiros seguem realizando atividades em casa,  sob a supervisão, à distância, do técnico Francisco Bellini, o Chico, que, juntamente com a comissão técnica, a fim de que os jogadores mantenham a rotina de trabalho, preparou uma cartilha de atividades para minimizar os prejuízos causados pela falta de jogos e treinos.
Conforme o coordenador geral do Pinheiros, Antônio Carlos Dutra, o Gancho, “estamos pleiteando para recomeçarmos nossos treinamentos nas próximas semanas, com grupos reduzidos de cinco ou seis”.

34 clubes confirmaram presença no Estadual no início do ano

No início da temporada, 34 clubes haviam confirmado presença no Estadual da FGF, contudo, na reunião do dia 4, nem todos garantiram presença na competição com ela iniciando em setembro. Esses clubes, que não foram divulgados pela FGF, se comprometeram em dar retorno quanto a suas participações ou não nos próximos dias. No início da temporada, os 34 clubes haviam sido divididos em cinco grupos, quatro com sete e um com seis. Antes da pandemia, na primeira fase, jogariam todos contra todos dentro de suas chaves, classificando os quatro primeiros colocados de cada grupo para a segunda fase, totalizando 20 clubes. Na segunda fase, os 20 times seriam divididos em cinco grupos de quatro, com duelos de todos contra todos, em turno e returno, também dentro das chaves. Passavam para os mata-matas os primeiros colocados de cada grupo, mais os três melhores segundos colocados, totalizando oito clubes.
Como o início da competição se dará, a princípio, com quatro meses de atraso, a fórmula de disputa precisará sofrer alteração para encerrar o certame ainda em 2020. Com isso, não se sabe se serão mantidos os grupos já sorteados e serão retirados da fórmula os jogos de volta ou se serão sorteados outros grupos, com mais ou menos clubes, retirando, assim, uma das fases previstas, ou seja, partindo da primeira fase já para os mata-matas. Tudo isso deve ser definido em nova reunião, nos próximos meses.
Antes da paralisação, o Pinheiros, na primeira fase, estava no grupo D, ao lado de Novo Hamburgo, Americano, de Novo Hamburgo, Lajeadense, Encantado, Santa Cruz e Guarani, de Venâncio Aires. Na chave A, estavam Ypiranga, de Erechim, Gaúcho, de Passo Fundo, Panambi, São Luiz, de Ijuí, Três Passos, Santa Rosa e Cruzeiro, de Santiago. Na B, ficavam Caxias, Juventude, de Caxias do Sul, Apafut, de Flores da Cunha, Brasil, de Farroupilha, Esportivo, de Bento Gonçalves, PRS, de Garibáldi, e Nova Prata. No grupo C, estavam Bagé, Guarani, de Bagé, Progresso, de Pelotas, Brasil, de Pelotas, São Gabriel, Uruguaiana, e Inter, de Santa Maria. E no E, ficavam Internacional, de Porto Alegre, Cruzeiro, de Cachoeirinha, atual campeão, Oriente, de Canoas, Igrejinha, Riograndense, de Montenegro, e Novo Horizonte, de Esteio.
No ano passado, o Pinheiros foi eliminado do Estadual na segunda fase, encerrando com a 18ª colocação entre 40 clubes. Em 14 partidas, foram sete vitórias, quatro empates e apenas três derrotas.
Paralelamente ao Estadual, o Pinheiros disputará, em 2020, com o time B, a Liga da Encosta da Serra (Lifesa), que tem início previsto para o segundo semestre.

Além disso, verifique

Taquariense estreia na Copa RS no dia 27 ou 28

Na última terça-feira, dia 9, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi realizado ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ